Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Cuidar das pessoas é importante, sim

Milhares de pessoas anualmente são atendidas em programas de educação, cultura, saúde e lazer, e milhares de vidas são transformadas pelos programas das casas encabeçadas pela Fecomércio PR. O Sesc e o Senac no Paraná levam oportunidades onde, muitas vezes, os programas do governo não chegam, como no caso das unidades móveis de atendimento odontológico, saúde da mulher, biblioteca itinerante e cursos de aperfeiçoamento. Ou como as campanhas solidárias, do agasalho e do brinquedo, que resgatam os valores de empatia e respeito ao próximo. E todos os demais cursos e oficinas gratuitas ou com valores abaixo do mercado que consolidam a preparação para o mercado de trabalho e aperfeiçoamento profissional.

O Sesc é referência nacional na defesa da dignidade humana e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, auxiliando na redução da pobreza, da marginalização e a desigualdade social, além de promover o bem-estar a todos. As ações e projetos presentes em todo o estado fazem do Sesc a maior rede de solidariedade do Paraná.

“O Sesc PR leva cidadania com o Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão; leva agasalhos e brinquedos à população vulnerável; leva solidariedade com o trabalho de grupos; leva cultura e acesso à saúde, com suas carretas móveis, leva alimentos com o programa Mesa Brasil; leva acesso à educação formadora e transformadora e leva turismo e lazer que ampliam a leitura de mundo e a cultura das pessoas”, destaca do diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

O Senac foi criado com o objetivo de organizar e administrar escolas de aprendizagem comercial. Esse propósito vem sendo cumprido durante os 70 anos da instituição, que também oferta formação profissional em cursos livres, qualificação, técnicos e agora de ensino superior. São contempladas as mais diversas áreas de conhecimento do comércio, serviços e turismo.

“Nós do Senac acreditamos que não há desenvolvimento econômico e social sustentável sem educação profissional. Por isso, entendemos que a oferta de cursos de qualidade é o que dá a oportunidade da inclusão produtiva da população de baixa renda, além de estimular o empreendedorismo”, afirma o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

Cabe ressaltar que os princípios do Sesc e do Senac preveem a mobilização da classe empresarial em prol da geração de desenvolvimento humano e social para o país. Eventuais cortes em suas receitas, em qualquer proporção, irão afetar programas considerados cruciais para a qualificação profissional e para a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. Ninguém pode ser prejudicado em seus direitos – e todos têm o direito de almejar uma vida melhor.

Histórias de gratidão se repetem dia a dia nas instalações do Sesc e do Senac, elas dão sentido ao trabalho realizado com responsabilidade social e altruísmo, tanto pelas instituições, quanto por seus colaboradores que literalmente vestem a camisa e contribuem para construir essas histórias, proporcionando melhoria na vida de milhares de pessoas.

Conheça alguns protagonistas dessas histórias:

Oportunidade, solidariedade e transformação

Sesc e Senac transformam vidas de jovens e adultos

Qualidade de vida para a população