Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Sesc e Senac transformam vidas de jovens e adultos

A transformação pela educação no Sesc alcança públicos diversos. De crianças a idosos os diversos programas de aprendizagem e trabalhos com grupos, oferecem oportunidade de acesso a novas janelas para o mundo, em todas as fases da vida. Como o exemplo de Antônio Tunouti, que aos 81 anos vislumbrou novos rumos ao fazer um curso de idiomas no Sesc Londrina. Cursando inglês desde 2017 para “ativar o cérebro e evitar Alzheimer”. Ele conta com entusiasmo que o curso o ajudou a quase gabaritar a prova de idiomas no vestibular para Letras da UEL em 2019. Ele agora é o aluno mais velho da UEL.

A palavra aposentaria parece ignorada por Antônio Tunouti. Formado em farmácia, em 1959, e em direito, em 1979. Décadas depois, além de cursar mais uma formação acadêmica, Tunouti ainda traça novos desafios. Ele quer escrever um livro contando histórias que ele viveu e no norte do Paraná. “Quero escrever um livro de cheio emoções que eu presenciei e senti. Vai ter página que faz chorar e de fazer rir”. Depois, o objetivo será traduzir o livro para o japonês, para honrar suas origens e “levar as minhas histórias e emoções para o Japão”, conta animado.

O Programa de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac possui um forte viés social. Em geral, os aprendizes são de famílias de baixo poder aquisitivo e encontram no programa a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho para contribuir com a renda familiar e ainda auxilia as empresas a cumprirem com a cota de aprendizes estabelecida em lei. É uma ação em que todos ganham. O Programa de Aprendizagem do Senac PR forma cerca de nove mil alunos por ano. Tira os jovens das ruas e dá a eles uma profissão, uma oportunidade de vida melhor, um futuro.

Sabrina Gracie Melo é ex-aluna do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos, na modalidade EAD. Moradora de Iguatu, com apenas 16 anos concluiu o curso. “O Senac alavancou o início da minha carreira profissional. O curso superou todas as expectativas. Por se tratar de ensino a distância, não imaginava qual seria a qualidade. Quando iniciei, me deparei com professores muito bem preparados e um ensino espetacular, onde estimulavam a nossa evolução em cada matéria que apresentava. Além do curso, o Senac proporcionou o meu primeiro emprego, onde aplicava na prática o que havia aprendido. Quando chegou a hora de escolher o curso superior, já sabia qual área seguir. O curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos me inspirou a seguir carreira nesse setor. Com as experiências que obtive, várias portas se abriram. Hoje sou bancária e sinto-me preparada por ter tido uma base sólida de ensino”.