Mesa Brasil Sesc Paraná: 20 anos alimentando futuros

Junte-se a nós para comemorar duas décadas de ação humanitária e solidariedade!

No estado do Paraná, o Mesa Brasil tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas, provendo alimentos e esperança.

Assista ao vídeo que destaca as conquistas, histórias inspiradoras e o impacto positivo que o Mesa Brasil tem causado na nossa comunidade.

Arte que Alimenta

O Sesc Paraná realizou uma série palestras e debates relacionadas à segurança alimentar e nutricional para comemorar os 20 anos de atuação do Mesa Brasil no Paraná. O seminário teve palestra de abertura com Bela Gil, uma feira expositiva, mesas redondas, um concurso de receitas com as instituições sociais beneficiadas pelo programa e show de encerramento com a banda O Teatro Mágico.

FOME NO PARANÁ

Seis milhões de paranaenses vivem com insegurança alimentar

A fome e a insegurança alimentar avançam a passos rápidos em todo o território nacional, e a realidade do Paraná não é diferente. Em 2022, 53,5% dos lares paranaenses enfrentavam algum grau de insegurança alimentar segundo dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Ou seja, em mais da metade dos domicílios do estado foram identificados relatos de incerteza em relação ao acesso aos alimentos. Isso representa mais de seis milhões de pessoas.

MESA BRASIL

Ao olhar para o cenário da fome no Paraná é importante lembrar que cada número representa a vida de uma pessoa. Pensando em transformar essas realidades, o Sesc criou o Programa Mesa Brasil, com o objetivo de redistribuir alimentos excedentes próprios para o consumo a instituições sociais e famílias cadastradas combatendo a fome e evitando o desperdício. 


20 ANOS EM NÚMEROS

36 milhões de quilos de alimentos doados em 20 anos.

Mais de 2 milhões de quilos de alimentos distribuídos em 2023.

560 empresas doadoras.

795 instituições sociais beneficiadas.

160 mil pessoas beneficiadas por mês.


Quer ajudar?

Você, empresário, que quer ajudar as instituições cadastradas no Mesa Brasil, deixe o seu contato que vamos falar com você.






    Como receber?

    Instituições sociais sem fins lucrativos que promovam saúde, educação e bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade social podem se cadastrar no Mesa Brasil para receber as doações. Confira os requisitos obrigatórios para a adesão e faça agora o cadastro da entidade que você representa!

    Acesso ao Sistema de Rastreabilidade

    Veja onde sua doação é distribuída

    Para gerenciar os controles administrativos, um Sistema Informatizado é alimentado diariamente, permitindo gerar relatórios  com informações da quantidade de quilos recebidos de cada empresa e doados em cada entidade. O Mesa Brasil Sesc Paraná é pioneiro na implantação do Relatório de Rastreabilidade on-line. Assim o doador pode acompanhar o destino de sua doação e verificar quem está sendo beneficiado com ela.

    Onde está o Mesa Brasil no Paraná?

    No Paraná, o Programa foi implantado em 2003 e hoje, está presente em sete unidades do estado.

    Os bancos de alimentos funcionam em Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Maringá, atendendo em média 80 municípios nas suas áreas de abrangência.

    Notícias

    Parceria entre Banco de Alimentos da Prefeitura de Curitiba e Sesc Mesa Brasil arrecada alimentos em jogos na Ligga Arena

    25/01/2024

    Uma penalidade convertida em solidariedade. As três primeiras rodadas do Campeonato Paranaense na Ligga Arena terão torcidas restritivas mediante a arrecadação de um quilo de alimento não perecível, após decisão do Tribunal de Justiça Des...

    Mesa Brasil Parolin participa de eventos e arrecada mais de 14 toneladas de alimentos em Curitiba

    23/11/2023

    O Mesa Brasil Parolin esteve presente em diversos eventos realizados em Curitiba nas últimas semanas. No último domingo (19), a equipe do programa arrecadou mais de 4.500 kg de produtos alimentícios no estádio do Atlético Paranaense dos aluno...

    Sesc Campo Mourão recebe prêmio e certificação em ODS

    20/11/2023

    O Sesc Campo Mourão participou do Prêmio Campo Mourão Sustentável 2023 e recebeu o segundo lugar na categoria Organizações Sem Fim Lucrativos com o projeto Mesa Brasil. O evento foi realizado no auditório da Calvari no último dia 11. O pr...