O Justiça no Bairro
Criado no ano de 2003, pela então juíza titular da 4ª Vara de Família de Curitiba, hoje desembargadora, Joeci Machado Camargo, o Projeto Justiça no Bairro tem como principal finalidade a descentralização da prestação jurisdicional, sem custos, levando acesso à Justiça para a população economicamente vulnerável.
O projeto iniciou com ações quinzenais nas ruas da cidadania de Curitiba em 2003, em parceria com a prefeitura de Curitiba, e posteriormente se estendeu pelo o interior do estado. Segundo palavras da Desembargadora Joeci Machado Camargo “o Justiça no Bairro já começou grande”. O Projeto Justiça no Bairro se desenhou no sentido de proporcionar acesso à justiça de forma fácil e eficaz, chegando ao alcance de todos os que dela necessitarem.
O Sesc Cidadão
Em 2004 a Unidade do Sesc Portão iniciou estudos para fundamentar uma proposta que atendesse a demanda de documentos para a população economicamente vulnerável. A ideia era formatar um projeto anual, que oferecesse além da emissão de documentos, serviços de saúde, assistência social e lazer.
O Justiça no Bairro Sesc Cidadão
Em 2005, o Projeto Sesc Cidadão uniu-se ao Justiça no Bairro para integrar sua proposta ao que já era realizado desde 2003 em Curitiba pelo Projeto Justiça no Bairro, sob a coordenação da Desembargadora Joeci Machado Camargo.
O Justiça no Bairro Sesc Cidadão é realizado na capital e nas cidades do interior do Estado com o apoio de órgãos públicos, universidades públicas e privadas, empresas e ONGs que oferecem infraestrutura necessária, bem como funcionários e voluntários que auxiliam no atendimento.
O atendimento a população ocorre durante a semana, sendo realizadas audiências agendadas das demandas reprimidas da comarca, culminando com um grande evento aberto a população que ocorre aos sábados, com a emissão de documentos, ações culturais e recreativas, saúde preventiva, atendimentos jurídicos de forma espontânea, entre outros serviços ao público e finalizando com a realização do Casamento Coletivo.