Sesc Cidadão
Programa de responsabilidade social que transforma a vida das pessoas, por meio de atendimentos gratuitos a população de baixa renda, na área jurídica, emissão de documentos, serviços de saúde, assistência social e lazer.
O Justiça no Bairro Sesc Cidadão é realizado nos municípios paranaenses com o apoio de órgãos públicos, universidades, empresas e ONGs, etc. Em conjunto com o Justiça no Bairro o Sesc Cidadão promove o fortalecimento da família paranaense, ao longo das 250 edições do projeto já foram oficializados mais de 35.000 casamentos.
Sesc Cidadão nas Unidades
Realizado em uma ação conjunta ao Senac e outros parceiros em potencial, o Sesc Cidadão nas Unidades ocorre em unidades de serviços do Sesc em todo o Paraná.
Durante o dia são ofertados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e comunidade local e regional, ações gratuitas, como brechó social, oficinas, cursos de informática, aulas abertas, atividades para estimular a leitura, campanhas de saúde e realização de exames. Também são apresentados os serviços do Sesc que estão disponíveis à comunidade e as vagas e bolsas que a instituição oferta por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).
Instituições que promovam serviços gratuitos à população e queiram ser parceiros do projeto nas Unidades podem entrar em contato no Sesc mais próxima.
Em 2023, o Sesc Cidadão nas Unidades ocorreu no dia 26 de agosto, nas unidades do Sesc em Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Matinhos, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Toledo e União da Vitória.
Justiça no Bairro
Criado no ano de 2003, pela então juíza titular da 4ª Vara de Família de Curitiba, hoje desembargadora, Joeci Machado Camargo, o Projeto Justiça no Bairro tem como principal finalidade a descentralização da prestação jurisdicional, sem custos, levando acesso à Justiça para a população economicamente vulnerável.
O projeto iniciou com ações quinzenais nas ruas da cidadania de Curitiba em 2003, em parceria com a prefeitura de Curitiba, e posteriormente se estendeu pelo o interior do estado. Segundo palavras da Desembargadora Joeci Machado Camargo “o Justiça no Bairro já começou grande”. O Projeto Justiça no Bairro se desenhou no sentido de proporcionar acesso à justiça de forma fácil e eficaz, chegando ao alcance de todos os que dela necessitarem.
Sesc Cidadão
Em 2004 a Unidade do Sesc Portão iniciou estudos para fundamentar uma proposta que atendesse a demanda de documentos para a população economicamente vulnerável. A ideia era formatar um projeto anual, que oferecesse além da emissão de documentos, serviços de saúde, assistência social e lazer.
Justiça no Bairro Sesc Cidadão
Em 2005, o Projeto Sesc Cidadão uniu-se ao Justiça no Bairro para integrar sua proposta ao que já era realizado desde 2003 em Curitiba pelo projeto, sob a coordenação da Desembargadora Joeci Machado Camargo.
O Justiça no Bairro Sesc Cidadão é realizado na capital e nas cidades do interior do Estado com o apoio de órgãos públicos, universidades públicas e privadas, empresas e ONGs que oferecem infraestrutura necessária, bem como funcionários e voluntários que auxiliam no atendimento.
O atendimento a população ocorre durante a semana, sendo realizadas audiências agendadas das demandas reprimidas da comarca, culminando com um grande evento aberto a população que ocorre aos sábados, com a emissão de documentos, ações culturais e recreativas, saúde preventiva, atendimentos jurídicos de forma espontânea, entre outros serviços ao público e finalizando com a realização do Casamento Coletivo.