Notícias

Jogos Comerciários do Paraná 2019 define campeões no litoral do estado

As baixas temperaturas registradas no fim de semana não foram empecilho para os 120 atletas que desceram ao litoral do estado para as partidas decisivas da 15ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná. Realizada no Sesc Caiobá, a fase final da competição ocorreu no sábado (3), consagrando os campeões estaduais, após passar pelas fases municipais e regionais.

Delegações de 16 cidades chegaram a Matinhos para as partidas na sexta-feira (2). Os atletas da classe comerciária tiveram um bônus nesta edição, a oportunidade de levar acompanhantes a um preço especial. “Esse ano retomamos com as finais no Sesc Caiobá. Por ser a fase final, liberamos para que esses comerciários trouxesse seus dependentes. Com isso o hotel teve lotação, essas pessoas puderam conhecer o nosso centro de turismo e lazer e poderão disseminar a qualidade do nosso serviço,   além de aumentar a torcida durante a competição e o jogo ficar mais emocionante”, enfatizou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, durante a abertura da 15ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná, na manhã de sábado (3).

Além de Sextos, a cerimônia de abertura também contou com a presença do secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Esporte de Matinhos, Ivo Hauer – representando o prefeito, Ruy Hauer; do diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; do gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves; do gerente de Turismo do Sesc PR,  Giovanni Bagatini, e do gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, que desejaram boas-vindas e sorte aos atletas. “Eventos como esse sempre são muito bem-vindos, principalmente na baixa temporada. Por isso procuramos sempre incentivar iniciativas como essa que movimentam o turismo, a gastronomia e o comércio local”, pontuou o secretário de Matinhos, Ivo Hauer.

Após a abertura ocorreu o congresso técnico, quando foram repassadas informações específicas de cada uma das oito modalidades que fazem parte dos Jogos Comerciários do Paraná: Futsal Masculino e Feminino, Futebol em grama Sintética Masculino, Basquete Masculino, Voleibol Feminino, Xadrez, Truco, Vôlei de Praia Masculino e Feminino e Tênis de Mesa Masculino e Feminino.

Às 14h30, iniciaram os torneios de Truco, Xadrez e Tênis de Mesa no Sesc Caiobá. No ginásio da unidade, o Voleibol Feminino entrou em cena e, não muito longe dali, na quadra de areia da Associação da Caixa Econômica Federal no município, as partidas de Vôlei de Praia. Mais tarde foi a vez dos times de Futebol em Grama Sintética entrarem na quadra do Sesc e os gigantes do Basquete Masculino ganharam o Ginásio. Para fechar a programação com emoção, os jogos de Futsal Feminino e, na sequência, o Masculino.

Todas as premiações ocorreram no Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá entre uma partida e outra. Os campeões levaram para casa medalhas, troféus e boas recordações. A exemplo da primeira campeã do dia, Maria Vitória Sanches Santos, de 15 anos, que levou a melhor no Tênis de Mesa. “Essa é a minha primeira vez nos Jogos Comerciários. Eu gostei muito de participar, fiz muitas amizades aqui e em todas as fases da competição. Eu nem acreditava que iria vencer, então estou bem feliz”, declarou a atleta que representou a delegação de Santo Antônio da Platina.

Fases

Neste ano, 3.300 pessoas se inscreveram para os Jogos Comerciários do Paraná. A primeira fase foi realizada de março a junho nas 26 cidades que contam com unidades de serviço do Sesc PR. Os campeões de cada cidade seguiram para as disputas da pré 2ª fase, realizada no dia 6 de julho, em 13 cidades do estado: Apucarana, Jacarezinho, Curitiba, Matinhos, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, União da Vitória, Pato Branco, Paranavaí, Londrina e Campo Mourão, contando com 1.500 participantes.   Os vencedores da fase regional disputaram nos dia 20 e 21 de julho, em Guarapuava e Londrina, a fase classificatória, totalizando 600 participações. De lá, 120 foram classificados e disputaram a terceira e última fase da competição em Matinhos.

O objetivo dos Jogos Comerciários do Paraná é ampliar o acesso ao esporte, estimular aspectos sociais e éticos, despertar valores construtivos como o companheirismo, cooperação, superação e o autocontrole no sentido do respeito ao adversário e à organização.

1ª Fase: 3.300 atletas

Apucarana
Caiobá (Matinhos)
Campo Mourão
Cascavel
Cornélio Procópio
Curitiba
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guarapuava
Ivaiporã
Jacarezinho
Londrina (Norte)
Marechal Cândido Rondon
Maringá
Medianeira
Palmas
Paranaguá
Paranavaí
Pato Branco
Ponta Grossa
Rio Negro
Santo Antônio da Platina
São José dos Pinhais
Toledo
Umuarama
União da Vitória

Total de participantes 2ª Fase: cerca de 600 atletas

Sede Guarapuava Sede Londrina
Ponta Grossa Apucarana
Curitiba Cornélio Procópio
Caiobá Jacarezinho
São José dos Pinhais Santo Antônio da Platina
Paranaguá Foz do Iguaçu
Rio Negro Medianeira
União da Vitória Marechal Cândido Rondon
Palmas Toledo
Pato Branco Cascavel
Francisco Beltrão Umuarama
Ivaiporã Paranavaí
Campo Mourão Maringá

Total de participantes Fase Final: 120

Unidades representadas:
Francisco Beltrão
Paranavaí
Maringá
Foz do Igual
Medianeira
Toledo
Londrina
Cornélio Procópio
Santo Antonio da Platina
Ivaiporã
Guarapuava
Ponta Grossa
Rio Negro
Curitiba
Paranaguá
Palmas

Resultados da fase final:

Voleibol Feminino

14h30 – Medianeira 1 x 2 Francisco Beltrão

1º Lugar: Francisco Beltrão

2º Lugar: Medianeira

 

Basquetebol

15h30 – Curitiba 76 x 62 Sto. Antônio da Platina

1º Lugar: Curitiba

2º Lugar: Sto. Antônio da Platina

 

Futsal Feminino

16h30 – Rio Negro 2 x 3 Foz do Iguaçu

1º Lugar: Foz do Iguaçu

2º Lugar: Rio Negro

 

Futsal Masculino

17h30 – Francisco Beltrão 2 x 5 Paranavaí

1º Lugar: Paranavaí

2º Lugar: Francisco Beltrão

 

Futebol Sintético

15h30 – Palmas 4 x 2 Cornélio Procópio

1º Lugar: Palmas

2º Lugar: Cornélio Procópio

 

Truco

14h30 – Guarapuava (Fernando e Wilerson) 1 x 2 Paranavaí (Jesus Carlos e Luiz Carlos)

1º Lugar: Paranavaí (Jesus Carlos e Luiz Carlos)

2º Lugar: Guarapuava (Fernando e Wilerson)

 

Vôlei de Praia M/F

14h30

Feminino: Curitiba (Rosemeri e Letícia) 2 x 1 Toledo (Helena e Camila)

1º Lugar: Curitiba (Rosemeri e Letícia)

2º Lugar: Toledo (Helena e Camila)

Masculino: Paranaguá (Murilo e Leonardo) 0 x 2 Paranavaí (Vinícius e Douglas)

1º Lugar: Paranavaí (Vinícius e Douglas)

2º Lugar: Paranaguá (Murilo e Leonardo)

 

Tênis de Mesa M/F

14h30

Feminino: Francisco Beltrão x Santo Antônio da Platina

Masculino: Ivaiporã (Elder Santos) 3 x 1 Londrina (Dolglas Gimenez)

1º Lugar: Ivaiporã (Elder Santos)

2º Lugar: Londrina (Dolglas Gimenez)

 

Xadrez Absoluto

14h30

Masculino

1º Lugar – Ponta Grossa (Leonardo Borges)

Feminino

1º Lugar: Francisco Beltrão (Milena Kunz)

2º Lugar: Apucarana (Bianca Furlan)

 

Confira as fotos da fase final do Jocom aqui.

Londrina e Guarapuava recebem disputas da segunda fase dos Jogos Comerciários do Paraná

Nos dias 20 e 21 de julho, acorreram as disputas da fase regional dos Jogos Comerciários do Paraná, nas cidades de Londrina e Guarapuava. Cerca de 600 atletas participaram das partidas de futsal em grama, futebol sintético, voleibol, basquetebol, xadrez, truco, tênis de mesa e vôlei de praia.

Ao todo 120 atletas foram classificados para a Fase Final da competição que será realizada no Sesc Caiobá, em Matinhos, no dia 3 de agosto. A abertura do evento está prevista para às 9h30 e o início dos jogos, a partir das 14h30. No local, serão conhecidos os campeões paranaenses da competição de 2019.

 

Classificatória da segunda fase dos Jogos Comerciários do PR ocorre neste fim de semana

No dia 6 de julho, atletas inscritos na 15ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná participaram das disputas da eliminatória da segunda fase da competição. Os jogos foram realizados em 13 municípios com aproximadamente 1.500 participantes no total.

As cidades de Apucarana, Jacarezinho, Curitiba, Matinhos, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, União da Vitória, Pato Branco, Paranavaí, Londrina e Campo Mourão receberam os torneios divididos em oito modalidades: Futsal Masculino e Feminino, Futebol Sintético Masculino, Basquete Masculino, Voleibol Feminino, Xadrez, Truco, Vôlei de Praia Masculino e Feminino e Tênis de Mesa Masculino e Feminino. Os vencedores agora competem na 2ª Fase, que será disputada neste fim de semana, em Londrina e Guarapuava.

Para definir os campeões estaduais da 15ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná 2019, as equipes, duplas e participantes de cada modalidade classificados na 2ª fase disputarão a final, marcada para os dias 3 e 4 de agosto, no Sesc Caiobá, em Matinhos.

O objetivo dos Jogos Comerciários do Paraná é ampliar o acesso ao esporte, estimular aspectos sociais e éticos, despertar valores construtivos como o companheirismo, cooperação, superação e o autocontrole no sentido do respeito ao adversário e à organização.

Jogos Comerciários do PR chegam a sua 15ª edição

Começou a primeira fase da 15ª Edição dos Jogos Comerciários do Paraná, em todas as regiões do estado. A iniciativa promove a prática de atividades físico-esportivas por meio de uma competição saudável que inclui as modalidades: futsal (M/F), basquete (M), voleibol (F), futebol sintético (M), vôlei de praia (M/F), tênis de mesa (M/F), xadrez absoluto e truco (aberto). As inscrições variam de acordo com a unidade do Sesc e podem ser feitas pelo www.sescpr.com.br/jogoscomerciarios, onde também está disponível o regulamento.

O objetivo dos Jogos Comerciários do Paraná é ampliar o acesso ao esporte, estimular aspectos sociais e éticos, despertar valores construtivos como o companheirismo, cooperação, superação e o autocontrole no sentido do respeito ao adversário e à organização.

Ao todo serão três fases, a primeira que já iniciou no dia 11 de março com algumas modalidades em diversas unidades do Sesc. A segunda fase, que corresponde a duas etapas, a eliminatória no dia 6 de julho, em Guarapuava e Londrina; a classificatória nos dias 20 e 21 de julho e a terceira, e última fase, nos dias 3 e 4 de agosto, no Sesc Caiobá.

Podem participar trabalhadores e seus dependentes do comércio, empresários e seus dependentes do comércio, presidentes e colaboradores dos sindicatos do Comércio, funcionários do Senac e Fecomércio PR, devidamente registrados. Todos devem ter o cadastro de Cliente Sesc atualizado. Será solicitada a apresentação de um documento oficial com foto (válido) ou cartão cliente Sesc para iniciar a partida (para todas as modalidades) em todas as fases.

Não podem participar funcionários, seus dependentes e estagiários do Sesc, que não possuam vínculo empregatício com outra empresa do comércio, funcionários ou credenciados (no ano corrente) das empresas de arbitragem, envolvidos diretamente na escala de arbitragem independente da modalidade/categoria.

É obrigatória a apresentação de atestado médico comprovando aptidão para a prática de atividades físicas para todos os participantes das modalidades esportivas. Para os técnicos de todas as modalidades que envolvem os Jogos Comerciários, também será obrigatória a apresentação do documento, quando participe dos Jogos como atleta. A validade do atestado médico é de 12 meses, salvo em casos de restrições do próprio médico. O prazo máximo para entrega é antes do início da primeira partida do participante, para validação da inscrição.

Valores

1ª Fase – R$ 20 por atleta;

2ª Fase Classificatória – R$ 30 por atleta;

3ª Fase – R$ 50 por atleta.

*Para a 2ª Fase Eliminatória não haverá cobrança.

Premiação

Serão premiadas todas as modalidades nas três fases dos Jogos Comerciários do Paraná. Receberão troféus as três primeiras equipes colocadas e medalhas para atletas e técnicos.

 

 

 

Confira os resultados do Jocom 2018

Foto: Ivo Lima. JOCOM 2018

Foto: Ivo Lima. JOCOM 2018

Em clima de decisão, o Sesc PR promoveu as finais do Jogos Comerciários 2018 neste final de semana. As disputas iniciaram no sábado, 10 de novembro, definindo os campeões no domingo, dia 11. Os jogos aconteceram nas unidades do Sesc da Esquina, Portão e São José dos Pinhais.

Dos 2800 atletas inscritos para os jogos classificaram-se 1400 para a segunda fase e, apenas 240 participaram das finais, nas modalidades Futebol Sintético Masculino (acima de 35 anos), Futsal (M/F), Ténis de Mesa (M/F), Truco (aberto), Vôlei de Praia (M/F), Voleibol (F), Xadrez Absoluto e Basquetebol (M).

Na abertura do Congresso Técnico, realizada na manhã de sábado, os atletas foram recebidos no teatro do Sesc da Esquina para receberem orientações gerais. Lucas Chaves, gerente de esporte e Lazer do Sesc PR, pediu disciplina e fair play, lembrando a importância do jogo limpo. Cerca de 50 pessoas foram mobilizadas entre equipe de apoio e organizadores do evento. Para o gerente, a principal evolução nos 18 anos de Jocom é justamente a organização. “Todos os anos a gente vem treinando a equipe técnica no Paraná inteiro para que principalmente na primeira fase – em que temos mais de 3 mil atletas participando – os jogos aconteçam na sua plenitude, de maneira bem organizada, com boa estrutura nas unidades, material e equipe de arbitragem, explicou Lucas. Ele também destacou a restruturação do evento que neste ano, diferentemente das edições anteriores, aconteceu na capital paranaense e não mais no litoral.

Leandro Rodrigues, gerente executivo do Sesc da Esquina, principal sede desta etapa, também ressaltou a importância da organização: “Traz uma grande responsabilidade pra nossa equipe porque tudo tem que dar certo e nós queremos atender aos nossos clientes da melhor forma possível. Quando o Sesc promove esse tipo de evento está propiciando o lazer, a competição e a interação das pessoas.”

Aprender e jogar

Após o congresso técnico os atletas foram levados ao ginásio do Sesc da Esquina para prestigiarem os alunos do projeto ‘Aprender e Jogar’, mais um programa do Sesc que trabalha com crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidades social. Em Curitiba o atendimento acontece em 8 praças com mais de mil alunos por ano.  Sandy Vortolin, técnica de atividades de esporte e lazer do Sesc, destaca a importância do projeto: “A gente leva o esporte e o entretenimento para as crianças em áreas que as crianças tem poucas oportunidades; levamos a eles uma nova realidade, para mostrar  que é possível viver através do esporte, ter uma vivência coletiva e aprender.”

Raylan, de 13 anos, morador do bairro Rio Bonito, em Curitiba, conta que um amigo o levou para o ‘Aprender e Jogar’ e lá pode conhecer novos esportes e ter uma atividade frequente. “Eu gosto por causa do lanche, primeiramente, mas também gosto muito do futebol”, conta o menino. Os alunos do projeto contaram com torcida dos atletas do Jocom. Raylan revela a motivação que sentiu com a plateia: “Dá mais animação, você fica mais inspirado, tentando fazer o melhor pra eles verem que você é bom, sabe?”, e também contou seu sonho: “Quando eu crescer, quero ser zagueiro ou goleiro”, almeja.

O Sesc Portão recebeu as modalidades de Basquete e Futebol Sintético. São José dos Pinhais abrigou o Vôlei de Praia e Voleibol feminino. E o Sesc da Esquina sediou as demais.

Figura marcada

O time de futsal feminino de Franscico Beltrão marca presença no Jocom desde 2006 e já foram em quase todas chegaram a disputar as finais e nesse ano, comemoraram o titulo de pentacampeãs. Michele, uma das jogadoras prata da casa do Menta & Pimenta Damazzini Móveis,  conta que a assiduidade do time é graças a motivação da técnica Clair: “então a gente se motiva todo ano a estar aqui, participar e vir competir, festar quando tem oportunidade; acima de tudo vem a amizade, o companheirismo de cada uma que está aqui”, completa a atleta.

O Jocom também promove o encontro de gerações. No Vôlei de Praia a dupla formada por pai e filho: Matheus, de 21 anos e Vandir de 45, conquistou o segundo lugar. “Os jogos comerciários são sensacionais, pra gente que faz uma atividade física. A gente joga nos finais de semana e tem essa oportunidade de participar de uma competição que está ao nosso alcance. Conseguimos nos divertir e curtir o Paraná nas viagens, então é muito legal.”, destaca Vandir. Matheus almeja disputar mais alguns jogos ao lado do pai: “Pouca gente tem essa chance de jogar com o pai, eu ainda quero manter por mais um tempo nossa parceria”.

O Jocom é a única competição realizada no Paraná exclusivamente para os comerciários (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, empresários e funcionários de Sindicatos ligados ao comércio).  É realizado pelo Sesc PR com a intenção de promover o acesso ao esporte e estimular a prática regular de atividades físicas.

O gerente de esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves, destaca que o objetivo principal dos Jocomé proporcionar qualidade de vida aos atletas. “Antes dos jogos eles treinam e fazem alguma atividade física pensando na sua saúde, e essa é a principal importância dos Jogos comerciários”.

Confira as fotos  dos jogos no flickr da Fecomércio.

 

Confira os resultados finais do Jocom 2018:

BASQUETEBOL MASCULINO

1º Thalia- CURITBA

2º Javalis/ Academia Silva Santos- TOLEDO

3º Arena Esportes- CORNÉLIO PROCÓPIO

4º Old School- PATO BRANCO

 

FUTSAL FEMININO

1º Menta&Pimenta / Damazzini Móveis- FRANCISCO BELTRÃO

2º Jaclani Futuro- FOZ DO IGUAÇU

3º Betaclínica- MARINGÁ

 

FUTSAL MASCULINO

1º Romera – TOLEDO

2º Fruto Maduro Abi- CAMPO MOURÃO

3º Clube da Cor – PONTA GROSSA

4º S.O.S Brinquedos- MARINGÁ

 

FUTEBOL SINTÉTICO

1º Cattalini Fut7- PARANAGUÁ

2º Fruto Maduro- CAMPO MOURÃO

3º Knn Idiomas- UMUARAMA

4º J.A. Móveis- MARINGÁ

 

VOLÊI DE QUADRA

1º Paraná Clube- CURITIBA

2º Cavani Bagatini- PATO BRANCO

3º Londrina Norte- LONDRINA

4º Divas- TOLEDO

 

VÔLEI DE PRAIA FEMININO

1º Marcia Maria Dias Martins e  Ana Paula Silva- SANTO ANTÔNIO

2º Rosemeri Ferreira da Costa e Letícia Rosa da Silva- CURITIBA

3º Edriane Cristina Lavezzo Dross e Noeli Sirlei Zygoski- FRANCISCO BELTRÃO

4º Tatiana Cristina Pena Nieradka e Luciola Hirano Silva- FOZ DO IGUAÇU

 

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO

1º Murilo dos Santos e Leonardo dos Santos – PARANAGUÁ

2º Vandir Dal Pozzo e Mateus Dal Pozzo – MEDIANEIRA

3º Igor dos Santos Oliveira e Caique de Oliveira Batista – PARANAVAÍ

4º Clodimar Vieira e Diogo Ribeiro – CAMPO MOURÃO

 

TRUCO

1º Samir e Edson- CURITIBA

2º Matriz- TOLEDO

3º Automar- CORNÉLIO PROCÓPIO

4º PALMAS

 

TENIS DE MESA FEMININO

1º Renata Alves do Santos- IVAIPORÃ

2º Ruth Kazumi Zama Uemura- CASCAVEL

3º Clara Yoshie Sasaki Voida- PARANAVAÍ

 

TÊNIS DE MESA MASCULINO

1º Italo Nishimori- MARINGÁ

2º Thiago Neves- PONTA GROSSA

3º Elder Santos- IVAIPORÃ

4º André Saturnino- TOLEDO

 

XADREZ FEMININO

1º Maria Isabel Trivilin Pereira- MARINGÁ

2º Daniela da Silva Gutierrez- PARANAGUÁ

3º Solange Davi Cândido- CAMPO MOURÃO

 

XADREZ MASCULINO

1º Everton Cristian Schuindt de Lira- IVAIPORÃ

2º Ulisses Atila Arrais e Moura- CURITIBA

3º Daniel Medeiros Avelino da Silva- UMUARAMA

4º Karl Heins Ewald- CASCAVEL

5º Robson Rodriguez Martins- PARANAVAÍ

 

 

Confira os resultados da 2ª fase do JOCOM

A segunda fase do JOCOM aconteceu no dia 20 de outubro e definiu os classificados para a fase final dos jogos.

 

Regional CASCAVEL
Tênis de Mesa
Feminino 1ª Ruth Kazumi Zama Uemura (Cascavel)
2ª Camila Aparecida Turmam (Foz do Iguaçu)
Masculino 1º André Saturnino Pereira (Toledo)
2º Alan Diego Bertghofer (Marechal Cândido Rondon)
3º Antônio Hotz (Cascavel)
Truco
Duplas

1º Aramis Margaf e Natalício Nunes Merces (Toledo)

2º Vitor Hugo de Oliveira e Cleber Fernando Cardoso (Cascavel)
3º Ricardo Peralte e Tiago Sales (Foz do Iguaçu)

Xadrez Absoluto
1º Daniel Medeiros Avelino da Silva (Umuarama)
2º Karl Heis  Ewald (Casavel)
3º Marco Antônio de Souza Motta (Medianeira)
Futsal
Feminino 1º Jaclani Futuro (Foz do Iguaçu)
2º Prisma Umuarama (Umuarama)

3º Toledão Futebol Clube (Toledo)

Masculino 1º Romera (Toledo)
2º Rodontec (Marechal Cândido Rondon)
3º Padaria do Xiru (Medianeira)
Futebol Sintético
Masculino 1º KNN Idiomas (Umuarama)
2º Consórcio união Império (Foz do Iguaçu)
3º Auto elétrica Romero (Toledo)
Basquetebol
Masculino 1º Javalis Toledo / Academia Silva Santos (Toledo)
2º N1 Logística / Ocean Trade – Foz do Iguaçu
3º Winss Academia (Marechal Cândido Rondon)
Vôlei de Praia
Feminino 1º Marechal Cândido Rondon
2º Foz do Iguaçu
3º Cascavel
Masculino 1º Vendir e Matheus
2º Agno e Tevair (Foz do Iguaçu)

 

 

 

Regional LONDRINA
Tênis de Mesa
Feminino 1ª Make (Maringá)
2ª SPDC (Paranavaí)
3ª Giovana Leciuk (Apucarana)
Masculino 1º Ítalo Nishimuri (Maringá)
2º Academia AABB Fitness (Paranavaí)
3º Carlos Camussi Neto (Jacarezinho)
Truco
Duplas

1º Altomar (Cornélio Procópio)

2º Emerson Pereira e Luiz Delmonico (Maringá)
3º Click do Xuxa (Paranavaí)

Xadrez
Feminino 1º Tayra Maria Tavares (Paranavaí)
2º Maria Isabel Trivilin (Maringá)
3º JH Supermercado (Cornélio Procópio)
Masculino 1º Bem estar (Paranavaí)
2º Hotel Midas (Cornélio Procópio)
3º Joigler Estevam (Santo Antônio da Platina)
Futsal
Feminino 1º Betaclínica (Maringá)
2º Jacarezinho futsal (Jacarezinho)

3º Art’s Medic Dr. José (Cornélio Procópio)

Masculino 1º S.O.S. Brinquedos (Maringá)
2º Bem estar / Action Life / Super Vida (Paranavaí)
3º Confiança Veículos (Santo Antônio da Platina)
Futebol Sintético
Masculino 1º J.A. Móveis Planejado (Maringá)
2º Centro do Automóvel (Jacarezinho)
3º Import Seguros (Apucarana)
Basquetebol
Masculino 1º Arena Esportes / JH Sup. da Construção (Cornélio Procópio)
2º Volmaster (Maringá)
3º Esporte Camisa 10 (Apucarana)
Vôlei de Praia
Feminino 1º Marcia Maria e Ana Paula (Santo Antônio da Platina)
2º Cláudia Portella e Juliana Costa (Apucarana)
3º Breda (Londrina)
Masculino 1º Academia MG (Paranavaí)
2º Imai e Kadu (Cornélio Procópio)
3º Marcos Silva e Junior Mendonça (Jacarezinho)
Voleibol
Feminino 1º (Londrina)
2º Palácio das Festas (Paranavaí)
3º (Santo Antônio da Platina)

 

 

 

Regional GUARAPUAVA
Tênis de Mesa
Feminino 1º Renata Alves dos Santos (Ivaiporã)
2º Julia de ramos Padilha (Pato Branco)
Masculino 1º Elder Alves dos Santos (Ivaiporã)
2º Olívio Felício (Guarapuava)
3º Moriá Pedroso Padilha (Pato Branco)
Truco
Duplas

1º Nelson E Mário (Palmas)

2º Edson e José (Pato Branco)
3º Amarildo e Marcos (Guarapuava)

Xadrez Absoluto
1º Everton de Lira (Ivaiporã)
2º João Pedro Pillar (Franscisco Beltrão)
3º Alessandro de Mattos (Francisco Beltrão)
4º Solange Davi Candido (Campo Mourão)
Futsal
Feminino 1º Menta e Pimenta / Damazzini Moveis (Francisco Beltrão)
2º KMA / Demade / Beltrator (Campo Mourão)
3º Anvisa Futsal  (Guarapuava)
Masculino 1º Fruto maduro ABL Sementes (Campo Mourão)
2º Unimax Adm (Guarapuava)
3º Elétrica de Caminhões Inhoatto (Francisco Beltrão)
Futebol Sintético
Masculino 1º (Campo Mourão)
2º (Palmas)
3º (Ivaiporã)
Basquetebol
Masculino 1º Old School (Pato Branco)
2º Studio Personal (Guarapuava)
3º Master Farma (Palmas)
Vôlei de Praia
Feminino 1º Adriane e Edriane (Francisco Beltrão)
2º Noeli e Adriana (Pato Branco)
Masculino 1º Clodimar e Dyogo (Campo Mourão)
2º Fabiano e Maicon (Ivaiporã)
3º Renato e Paulo Cesar (Pato Branco)
Voleibol
Feminino 1º (Pato Branco)
2º (Francisco Beltrão)
3º (Ivaiporã)

 

 

 

Regional SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Tênis de Mesa
Feminino 1º (Curitiba)
Masculino 1º (Ponta Grossa)
2º (Curitiba)
3º (São José dos Pinhais)
Truco
Duplas 1º (Curitiba)
2º (São José dos Pinhais)
3º (União da Vitória)
Xadrez Absoluto
1º Cesar (Ponta Grossa) e Daniela (São José dos Pinhais)
2º Ulisses (Curitiba)
3º Elysson (Curitiba)
Futsal
Feminino 1º (Paranaguá)
2º (Ponta Grossa)
3º (Curitiba)
Masculino 1º (Ponta Grossa)
2º (Paranaguá)
3º (São José dos Pinhais)
Futebol Sintético
Masculino 1º (Paranaguá)
2º (Ponta Grossa)
3º (Caiobá)
Basquetebol
Masculino 1º (Curitiba)
2º (União da Vitória)
3º (Paranaguá)
Vôlei de Praia
Feminino 1º (Curitiba)
2º (Ponta Grossa)
3º (São José dos Pinhais)
Masculino 1º (Paranaguá)
2º (Curitiba)
3º (São José dos Pinhais)
Voleibol
Feminino 1º (Curitiba)

 

Comerciários disputam 2ª fase do Jocom divididos em 4 regionais do Paraná

Foto: Ivo Lima. JOCOM 2017

Foto: Ivo Lima. JOCOM 2017

A segunda fase da 14ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná (Jocom) vai acontecer no dia 20 de outubro simultaneamente nas cidades de Cascavel, Guarapuava, Londrina e São José dos Pinhais. Cada uma das cidades representa uma região a fim de reunir por proximidades os classificados na fase anterior nas oito modalidades disputadas.

Dos 2800 atletas inscritos para os jogos classificaram-se 1400 para a segunda fase e, apenas 240 seguirão para as finais, nas modalidades: Futebol Sintético Masculino (acima de 35 anos), Futsal (M/F), Ténis de Mesa (M/F), Truco (aberto), Vôlei de Praia (M/F), Voleibol (F), Xadrez Absoluto e Basquetebol (M).

O Jocom é a única competição realizada no Paraná exclusivamente para os comerciários (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes, empresários e funcionários de Sindicatos ligados ao comércio).  É realizado pelo Sesc PR com a intenção de promover o acesso ao esporte e estimular a prática regular de atividades físicas.

A terceira e última fase da competição que definirá os campeões Estaduais dos Jogos Comerciários do Paraná 2018 será realizada nos dias 10 e 11 de Novembro, em Curitiba.

Sedes participantes da 2ª Fase

Regional 1
São José dos Pinhais (Cidade Polo)
Caiobá
Paranaguá
Ponta Grossa
Curitiba/Esquina
União da Vitória
Regional 2
Londrina – Londrina Norte (Cidade Polo)
Cornélio Procópio
Santo Antônio da Platina
Jacarezinho
Apucarana
Maringá
Paranavaí
Regional 3
Guarapuava (Cidade Polo)
Pato Branco
Palmas
Ivaiporã
Francisco Beltrão
Campo Mourão
Regional 4
Cascavel (Cidade Polo)
Foz do Iguaçu
Toledo
Marechal Cândido Rondon
Umuarama
Medianeira

 

Abertas as inscrições para 14ª edição dos Jogos Comerciários

Estão abertas as inscrições da 14ª Edição dos Jogos Comerciários do Paraná (Jocom), iniciativa do Sesc PR. Podem participar empresários, comerciários e seus dependentes, presidentes e colaboradores de Sindicatos Empresariais Filiados à Fecomércio PR, colaboradores do Senac e Fecomércio PR em todas as regiões do estado. As modalidades são: Basquetebol, Futebol Sintético, Futsal, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez Absoluto. Os Jogos serão divididos em três fases.

A 1ª Fase, em âmbito municipal, realizada em todas as unidades do Sesc PR do estado, inicia no dia 1º de março e se estende até 21 de setembro. A 2ª Fase, com os classificados da 1ª, ocorrerá no dia 20 de outubro, nas sedes de Cascavel, Guarapuava, Londrina e São José dos Pinhais. E a 3ª, nos dias 10 e 11 de novembro, será em Curitiba, com equipes, duplas e atletas vencedores de cada modalidade, classificados na 2ª Fase.

Informações e inscrições aqui.

Jogos Comerciários do Paraná realizam finais no Sesc Caiobá

O fim de semana foi de muita disputa no Sesc Caiobá. Duzentos e quarenta atletas participaram da 3ª fase dos Jogos Comerciários do Paraná, em oito modalidades. As finais iniciaram no sábado (21) e os vencedores dos esportes coletivos foram conhecidos no domingo (22). Integraram o campeonato as modalidades xadrez, tênis de mesa, basquetebol, voleibol, vôlei de praia, futsal, futebol sintético e truco.

Um dos grandes prêmios dos finalistas foi conhecer e se hospedar no centro de turismo e lazer Sesc Caiobá, onde puderam conciliar a atividade física ou intelectual com momentos de confraternização e descontração. Apesar de a competitividade ser grande os participantes disputaram com respeito aos adversários e espírito de equipe.

A 1ª fase foi de março a quinze de setembro, com a participação de quase cinco mil atletas, de 3.002 empresas do comércio, de 30 cidades. Desses, mil atletas foram classificados para a segunda fase, que foi realizada nos dias 7 e 8 de outubro em quatro cidades sedes, momento em que foram conhecidos os 240 finalistas.

Cidades finalistas

Jacarezinho, Cascavel, Medianeira, Ponta Prossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Apucarana, Paranaguá, Curitiba, Toledo, Londrina, Santo Antônio da platina, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Umuarama, Maringá, União da vitória.

Abertura

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, destacou que esta é uma oportunidade de os comerciários e empresários praticarem atividades físicas e promover saúde ao público fim atendido pelo Sesc. O prefeito de Matinhos Ruy Hauer, agradeceu pela parceria que estende na realização de projetos e eventos, não só esportivos, mas nas outras áreas de atuação da entidade, como educação, saúde e ação social. Deram boas vindas aos participantes o assessor do presidente para assuntos do litoral, Sérgio Juarez Tavares e o diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos. Quem conduziu a cerimônia de abertura foi o gerente de Esportes do Sesc Paraná, Lucas Chaves.

Para falar sobre Odontologia do Esporte a dentista do Sesc PR, Paula Marquesine foi convidada a fazer um bate-papo com os atletas sobre a importância da saúde bucal para a prática de atividades físicas. A medalhista olímpica de Bronze, na corrida de revezamento 4×100, Taíssa Presti, deu palestra falando sobre sua experiência. “O esporte me proporcionou muitas vitórias, mas também muitas amizades”, destacou a velocista.

_ivo8424

Confira fotos das finais aqui.

Confira os resultados aqui.

 

 

Veja os resultados do Jocom 2017, por modalidade

 

BASQUETEBOL MASCULINO

1º Volmaster – Maringá

2º Sociedade Thalia/Apbm – Curitiba

3º Academia Silva Santos -Toledo

4º Ibrahim Presentes – Londrina

 

FUTSAL MASCULINO

1º Itaipava – Cascavel

2º Bulls FC / PVG Móveis – Jacarezinho

3º DS Autopeças Clube da Cor – Ponta Grossa

4º Consórcio União / Imperial – Medianeira

 

FUTEBOL SINTÉTICO

1º Gago Transporte – Francisco Beltrão

2º Centro Esportivo Walter Araújo – Jacarezinho

3º Cattalini Fut 7 – Paranaguá

4º Jaclani Esportes / Cataratas Empreendimentos – Mal. Cândido Rondon

 

FUTSAL FEMININO

1º Avante Mb Sports/Dog King Cascavel – Mal. Cândido Rondon

2º Menta & Pimenta/Damazzini Móveis – Francisco Beltrão

3º UFC – Apucarana

 

VOLÊI DE QUADRA

1º Torre Verde- Apucarana

2º Energia Vital – Medianeira

3º Mambembe Curitiba

4º AABB Cascavel – Cascavel

 

VÔLEI DE PRAIA FEMININO

1º Marcia Maria Dias Martins/Ana Paula Silva – Sto. Antônio da Platina

2º Ledineia C. V. Vasquez Markus/Katia Cilene Variani – Pato Branco

3º Paola Valentin/Aline Rodrigues de Andrade – Ponta Grossa

 

VÔLEI DE PRAIA MASCULINO

1º Atalício da Cunha Filho/Cleverson da Silva Ferreira – Curitiba

2º Rodrigo de Oliveira/João Paulo Rossi – Maringá

3º Murilo Rodrigues dos Santos/Leonardo de Paulo dos Santos – Paranaguá

4º Jair Rojas da Silva/Andre C. Souza Ferrari – Foz do Iguaçu

 

TRUCO

1º Guarapuava: Adriano Antonio Seffen/Danilo de Matos

2º Ponta Grossa: Vilmar de M. Ferreira/Thiago W. da Cruz Leonel

3º Pato Branco: Sidney Tartari/Odirlei Tartari

 

TÊNIS DE MESA FEMININO

1º Maria Letícia Mendes – Apucarana

2º Clara Y.S.  Voida – Paranavaí

3º Katia Bauer – Medianeira

 

TÊNIS DE MESA MASCULINO

1º Luciano Macedo – Maringá

2º Elder A. Santos – Guarapuava

3º Ivo Solanho – União da Vitória

4º Moriá P. Padilha – Palmas

 

XADREZ FEMININO

1 Viviane De Fátima Bernardo 3½ pts

2 Daniela Da Silva Gutierrez 1 pt

3 Elizete Sylvestrin 0 pt

 

XADREZ MASCULINO

1 Lucas Silvestre Borges 6 pts – Ponta Grossa/ Colégio Sepam

2 Jefferson Gregório Franco 6 pts – Foz Do Iguaçu/ Nacional Contabilidade

3 Joigler Estevan 4½ pts – Sto. A. da Platina/ Nerds Informática

4 Rafael Afonso 3½ pts – Curitiba/ Studio Corpus

5 Daniel Medeiros Avelino da Silva 3½ pts – Umuarama/ Global 5 Engenharia de Riscos