Jogos Comerciários do Sesc Paraná
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Regulamento Técnico de Basquete – Masculino

Basquete

1. Disposições Gerais

A competição será disputada na categoria masculina acima de 16 anos. Será

permitida a inscrição de no mínimo seis (6)  participantes no máximo dez (10).

1.1 Premiação

Serão premiadas as equipes que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar na competição com 1 (um) troféu por equipe e 1 (uma) medalha por membro da equipe.

1.2 Arbitragem

A arbitragem será oficial sob responsabilidade da Federação Paranaense de Basquetebol e será composta de 4 (quatro) árbitros;

1.3 Sistema de Disputa

1.3.1. O sistema de disputa será definido após o término das inscrições e de acordo com a quantidade de equipes inscritas. Será realizado um Congresso Técnico com um representante de cada equipe para a definição do modelo de confronto que será adotado;

1.3.2. Na 2ª e 3ª fases, o sistema de disputa será de acordo com o número de equipes classificadas.

1.4 Uniformes

Cada equipe será responsável pela uniformização de seus atletas, devendo conter ao menos camisas idênticas e numeradas. Caso a equipe não possua uniformes, a organização cederá coletes esportivos numerados. Caberá às equipes trajar demais roupas e calçados adequados para a prática esportiva.

Em casos de uniformes semelhantes que possam atrapalhar o andamento do jogo, por parte dos jogadores e/ou arbitragem, será decidido por cara ou coroa qual time usará coletes.

1.5 Questionário PAR-Q

Par-q é o nome dado para o questionário que deve ser respondido pelo indivíduo antes que comece a praticar atividades físicas regulares. O principal objetivo do Par-Q é identificar possíveis limitações e restrições existentes na saúde da pessoa que tenciona fazer exercícios físicos. Assim, com um detalhamento do histórico de saúde da pessoa, esta passa a estar apta a praticar as atividades físicas adequadas para a sua condição. O questionário se concentra em verificar se a pessoa tem algum problema cardiovascular ou histórico familiar de doenças do coração.

Reiteramos a obrigatoriedade de preenchimento individual do formulário por todos os atletas, sem exceção. O formulário não poderá ser preenchido ou assinado por terceiros. Além disso, a data de preenchimento deverá ser a data do evento. Como se trata do Questionário Par-Q, caso algum atleta preencha ou assinale com um X no SIM de uma das 7 perguntas, o atleta deverá entregar um Atestado Médico liberando para a prática em questão (o prazo máximo para a entrega é previamente o início da primeira partida da etapa a ser realizada).

1.6. Sistema de desempate

1.6.1. O sistema de desempate adotado nas etapas que forem disputadas pelo sistema de grupos, turno/returno ou ainda todos contra todos, seguirão ordem:

a) Confronto direto (utilizado somente no caso de empate entre 02 equipes);

b) Saldo de pontos nos jogos entre as equipes empatadas;

c) Ataque mais positivo nos jogos entre as equipes empatadas;

d) Defesa mais positiva nos jogos entre as equipes empatadas;

e) Saldo de pontos em todos os jogos do grupo na fase;

f) Ataque mais positivo em todos os jogos do grupo na fase;

g) Defesa mais positiva em todos os jogos do grupo na fase;

h) Sorteio.

Observações:

Quando o empate for entre 03 ou mais equipes, e continuarem 02 equipes ainda empatadas e houver necessidade de classificar mais uma equipe, prevalecerá o critério do item “a”.

2. Regras do basquete

A competição será regida pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), aprovadas pelo Comitê Central da FIBA, salvo os dispostos neste regulamento.

2.1. Equipes

Cada equipe será composta por dez (10) jogadores, sendo cinco (5) jogadores na quadra e cinco (5) substitutos. Com Idade mínima de 16 (dezesseis) anos.

As equipes deverão, obrigatoriamente, inscrever no mínimo seis (6) e no máximo dez (10) atletas.

2.2. Início do Jogo

2.2.1. Ambas as equipes devem realizar aquecimento simultaneamente antes do jogo.

2.2.2. A primeira posse de bola deve ser determinada por bola ao alto conforme regras da CBB.

2.2.3. O jogo obrigatoriamente deve iniciar com cinco (5) jogadores.

2.3. Tempo de Jogo/Vencedor de um Jogo

2.3.1. A partida terá duração de 40 minutos, divididos em 4 quartos de 10 minutos corridos, tendo os 03 últimos minutos de cada quarto cronometrado, parando o cronômetro apenas nos pedidos de tempo.

Em caso de empate, ocorrerá uma prorrogação de 05 minutos sendo apenas o último minuto cronometrado. Caso permaneça o empate haverá quantas prorrogações se façam necessárias até que se conheça o vencedor, realizando intervalos de 1 minuto entre elas. O intervalo entre o 1º e o 2º quarto, e o 3º e 4º quarto será de 01 minuto, e entre o 2º e 3º quarto um intervalo de 10 minutos.

2.3.2. Uma equipe perderá o jogo por desistência se no horário programado para o início da partida a equipe não estiver presente na quadra de jogo com cinco (5) jogadores prontos para jogar. O resultado será marcado como W.O. Teremos uma tolerância de 15 minutos de atraso apenas para o primeiro jogo do dia.

2.3.3. Caso o W.O. ocorra, a equipe que se fizer presente no local e horário estipulado terá seu placar final do jogo como vencedor por 20 x 00.

2.3.4. Caso o W.O. ocorra nas fases eliminatórias não será permitida a ascensão de equipes eliminadas nas fases anteriores.

2.3.5. Para fins de classificação, caso o W.O. ocorra, todos os placares anteriores ao W.O. envolvendo a equipe eliminada, serão revertidos a 20×00 para as equipes adversárias.

2.3.6. Uma equipe perderá a partida caso se retire de quadra antes do final do jogo, ou caso tenha todos os seus jogadores machucados e/ou desclassificados. Nesta situação, a equipe a ser declarada vencedora pode escolher manter seus pontos ou vencer por W.O., e a equipe a ser declarada perdedora não pontua (tem seu placar “zerado”) nos dois casos.

2.3.7. Uma equipe que perca seu jogo em função de desistência e/ou uso de má fé perante as regras e ao espírito esportivo será desclassificada da competição.

2.3.8. Nas competições por grupos ou turno/returno, ou ainda todos contra todos, classifica-se a equipe que obtiver maior número de pontos. A pontuação correspondente em cada partida será:

a) 02 (dois) pontos para vitória;

b) 01 (um) ponto para derrota ou insuficiência de jogadores durante a partida;

2.4. Faltas/Lance Livre

2.4.1. Estará automaticamente suspenso do jogo subsequente, o participante que for punido com falta desqualificante, inclusive para a disputa da primeira partida na 2ª Fase e para a disputa da primeira partida na 3ª Fase (2ª e 3ª Fases dos Jogos Comerciários). Não sofrerá punição o participante que for eliminado da partida por ultrapassar o limite de (05) cinco faltas pessoais, (02) duas faltas técnicas ou (02) duas faltas anti desportivas.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.