Números totais da
Campanha de Combate à Dengue
…
Focos
eliminados
…
Municípios
participantes
…
Participantes
A Dengue no
Paraná
32
Óbitos no
Estado
67655
Total de Casos
Confirmados
335
Municípios com
casos de Dengue
A campanha

A Dengue é uma doença infecciosa de grande impacto para a saúde, causada pelo mosquito Aedes aegypti e que pode acometer os indivíduos de formas diferentes – da forma branda à grave, podendo levar a óbito.
O período com maior incidência da doença no Estado se dá entre os meses de dezembro e março, o que ocorre principalmente devido a esses serem meses mais chuvosos, favorecendo o acúmulo de água e consequentemente a reprodução do mosquito transmissor.
A Campanha 2021/2022 do Sesc Paraná visa à remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos, já que até 80% dos criadouros estão localizados em residências e propriedades privadas!
Por isso, convidamos você a participar removendo os criadouros ou potenciais focos de criação do mosquito em sua residência e registrando no aplicativo do Sesc Pr! Faça o download agora pela Play Store ou App Store e inicie essa batalha!!


Você pode também marcar o perfil do Sesc Paraná nas redes sociais e incluir a #SescContraADengue para compartilharmos cada foco eliminado! Queremos ver você fazendo a diferença!
Vamos juntos combater a Dengue? Aqui o Mosquito Não Entra!
Focos da Dengue
Galeria: Aqui o mosquito não entra!
Saiba mais da Campanha Digital de Combate à Dengue - Aqui o Mosquito Não Entra! Assista aos vídeos, participe da Campanha e seja um Super Agente contra o Aedes aegypti!
Cuidados
Sintomas
Dengue:
Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.
Febre Chikungunya:
Dor nas articulações dos pés e mãos mais intensa do que nos quadros de dengue. Febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. As mortes são raras.
Zika Vírus:
Manchas vermelhas na pele com coceira, febre, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), inflamação ou dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e nas costas. Estuda-se a relação com a síndrome de Guillain-Barré (inflamação dos nervos) e com os casos de microcefalia em bebês de gestantes contaminadas.
Febre Mayaro:
Quadro febril agudo, dor de cabeça, no corpo e nas articulações. Pode apresentar erupções cutâneas. A dor nas articulações pode ser acompanhada de edema (inchaço) e é o principal sintoma das formas severas, que ocasionalmente podem ser incapacitantes ou limitantes, persistindo por meses. Casos graves causam encefalite. Na maioria dos casos, a doença é autolimitada, com o desaparecimento dos sintomas em uma semana.
Tratamento
Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência.
O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento da Dengue! Siga as recomendações de tratamento que o profissional de saúde indicar.
Prevenção
A principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do Mosquito Aedes aegypti, realize vistorias semanais em seu quintal e no interior da sua residência. Faça a diferença!
Siga os bons exemplos
- Escolas Municipais de Cruz Machado dão bons exemplos no Combate à Dengue!As Escolas Municipais do município de Cruz Machado, área de abrangência de União da Vitória, estão dando um excelente exemplo na Campanha de Combate à Dengue, Aqui o Mosquito Não Entra. Após reuniões realizadas entre o gerente da unidade de União da Vitória, diretores escolares e secretaria municipal de educação [...]
- Sesc Ivaiporã em parceria com a empresa “O Tijolão”, Rotary Club e Cresol de Ivaiporã unidos no combate ao mosquito da dengueNo sábado, dia 21 de maio, o SESC Ivaiporã em parceria com a empresa O Tijolão, Rotary Club e Cresol, realizaram uma ação conjunta de combate ao mosquito da dengue em um dos bairros com maior índice registrado de larvas do Aedes aegypti, conforme informações do departamento de Endemias do [...]
- Combate ao mosquito da Dengue é tema de oficina com adolescentes do CRAS Cornélio ProcópioNa última terça-feira (17/05) os adolescentes atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Cornélio Procópio estiveram no Sesc, para a realização de uma oficina sobre o combate ao mosquito da Dengue, que culminou com a produção de mini cartazes sobre a campanha, exaltando o protagonismo do [...]


