6
Óbitos no
Estado
3129
Total de Casos Confirmados
212
Municípios com casos de Dengue
A campanha

A Dengue é uma doença infecciosa de grande impacto para a saúde, causada pelo mosquito Aedes aegypti e que pode acometer os indivíduos de formas diferentes – da forma branda à grave, podendo levar a óbito.
O período com maior incidência da doença no Estado se dá entre os meses de dezembro e março, o que ocorre principalmente devido a esses serem meses mais chuvosos, favorecendo o acúmulo de água e consequentemente a reprodução do mosquito transmissor.
A Campanha 2020/2021 do Sesc Paraná visa à remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos, já que até 80% dos criadouros estão localizados em residências e propriedades privadas!
Por isso, convidamos você a participar removendo os criadouros ou potenciais focos de criação do mosquito em sua residência e registrando no aplicativo do Sesc Pr! Faça o download agora pela Play Store ou App Store e inicie essa batalha!!
Você pode também marcar o perfil do Sesc Paraná nas redes sociais e incluir a #SescContraADengue para compartilharmos cada foco eliminado! Queremos ver você fazendo a diferença!
Vamos juntos combater a Dengue? Aqui o Mosquito Não Entra!
Focos da Dengue
Enfrentamento à Dengue é um papel de todos nós!
O Presidente da Fecomércio – Sesc/Senac e Vice Governador do Estado tem uma importante informação sobre o enfrentamento da Dengue no Estado do Paraná, assista e fique informado!
Saiba como participar da Campanha
A Técnica de Atividades da Unidade Sesc Apucarana gostaria de mostrar como é simples para participar da nossa Campanha de Combate à Dengue, aperte o play e participe!
Como participar
Fazer a diferença é remover os focos e criadouros do Mosquito Aedes aegypti! Eliminar os focos, salva vidas!
A Campanha – Aqui o Mosquito Não Entra – quer transformar você em um Super Agente na operação contra o Mosquito da Dengue!
Para participar da campanha é simples, faça o download do aplicativo Sesc Paraná, acesse o ícone da Campanha e faça seu cadastro!
Após o cadastro feito, basta você apurar seu olhar para identificar os focos e criadouros do mosquito no seu dia-dia, e registrar suas fotos de focos eliminados no aplicativo!
Os 100 primeiros participantes que alcançarem o nível Agente ganharão um KIT surpresa do Sesc Paraná!
A cada criadouro eliminado você gera uma pontuação, e ao final da Campanha, iremos premiar os participantes e municípios mais engajados! Acompanhe as notícias em nossas redes sociais!
Comece já essa caça ao mosquito e mostre que combater à Dengue é papel de todos nós!
Aqui, ali, em todos os lugares: O Mosquito Não Entra!

Cuidados
Sintomas
Dengue:
Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.
Febre Chikungunya:
Dor nas articulações dos pés e mãos mais intensa do que nos quadros de dengue. Febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. As mortes são raras.
Zika Vírus:
Manchas vermelhas na pele com coceira, febre, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), inflamação ou dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e nas costas. Estuda-se a relação com a síndrome de Guillain-Barré (inflamação dos nervos) e com os casos de microcefalia em bebês de gestantes contaminadas.
Febre Mayaro:
Quadro febril agudo, dor de cabeça, no corpo e nas articulações. Pode apresentar erupções cutâneas. A dor nas articulações pode ser acompanhada de edema (inchaço) e é o principal sintoma das formas severas, que ocasionalmente podem ser incapacitantes ou limitantes, persistindo por meses. Casos graves causam encefalite. Na maioria dos casos, a doença é autolimitada, com o desaparecimento dos sintomas em uma semana.
Tratamento
Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência.
O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento da Dengue! Siga as recomendações de tratamento que o profissional de saúde indicar.
Prevençâo
A principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do Mosquito Aedes aegypti, realize vistorias semanais em seu quintal e no interior da sua residência. Faça a diferença!
Siga os bons exemplos
- Presidente do Sindilojistas de Umuarama adere à Campanha de combate a DengueNa manhã dessa quinta-feira (25/02), a Gerente Executiva do Sesc Umuarama Thais Mariane dos Santos realizou a visita ao Presidente do Sindilojistas Sr. José Carlos Strassi para apresentação da Campanha de Combate à Dengue do Sesc Pr, “Aqui o Mosquito Não Entra”. Na ocasião, o Presidente baixou o aplicativo e [...]
- Município de Paula Freitas adere ao #SescContraADengueNa última terça (23/02) o prefeito do município de Paula Freitas, Sebastião, Algacir Dalpra, recebeu a equipe do Sesc de União da Vitória, com o convite para adesão a Campanha Digital de Combate a Dengue: Aqui o Mosquito Não Entra! Na ocasião o Sr. Alexandre Otaviano, Gerente da Unidade Sesc, [...]
- Aqui o Mosquito Não Entra! Campanha de Combate à Dengue Sesc Pr!Os profissionais da Campanha Digital de Combate à Dengue – Aqui o Mosquito Não Entra – realizou no dia 23 de fevereiro uma divulgação divertida da campanha para os colaboradores da Administração Regional do Sesc, situado na Cidade de Curitiba! Conforme dados do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde [...]
