Cultura : Literatura

Sesc PR celebra a literatura em evento on-line e gratuito

Com o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”, a 40ª Semana Literária Sesc PR e XIX Feira do Livro Editora UFPR promove palestras, oficinas, debates e reflexões sobre as possibilidades que a literatura proporciona

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, o Sesc PR promove um dos maiores e tradicionais eventos literários do país e, desta vez, totalmente on-line e gratuito. Trata-se da 40ª edição da Semana Literária Sesc PR e XIX Feira do Livro Editora UFPR que tem como tema “Literatura: porque outro mundo é possível”, com transmissão pelo canal do Sesc PR no Youtube.

Durante quatro dias serão promovidas palestras e bate-papos com grandes nomes da literatura nacional e best-sellers, como Martha Medeiros, Sidarta Ribeiro, Luiz Alberto Oliveira, Itamar Vieira Junior, Rita Kohl, dentre outros, além de uma atração internacional, Marta López.

O público poderá participar da programação que contará com diversas ações, como debates, mesas-redondas, reflexões literárias e a importância da literatura para se manter a saúde mental, especialmente em tempos de enfrentamento coletivo à pandemia. “Observa-se o desejo de ressignificar a importância da literatura em nossas vidas e ressaltar, a cada dia, seu papel curativo nas angústias, pesadelos e inquietações provocadas pela atualidade. O evento abordará o sentimento de afeto que a literatura promove, bem como a empatia do escritor que, ao escrever, se coloca no lugar do leitor e sabe quais palavras serão bálsamo no momento da leitura”, destacam os curadores do evento.

Programação de Palestras

Uma das escritoras mais lidas do país, sucesso editorial com mais de um milhão de livros vendidos, Martha Medeiros participa da noite de abertura do evento, dia 28, a partir das 19h, em um talk-show com o jornalista e escritor Luis Henrique Pellanda.

Na quarta-feira (29), às 16h, a tradutora Rita Kohl e a doutoranda em assuntos literários, Emanuela Siqueira, debatem o tema “Literatura, tradução e afeto” e, às 19h, os cientistas e escritores Sidarta Ribeiro e Luiz Alberto Oliveira participam de uma mesa-redonda e discutem o papel central da literatura frente às incertezas da atualidade.

Na quinta-feira (30), às 15h, o público poderá conferir a palestra com a poetisa espanhola Marta López Vilar e a escritora e professora de Literaturas Hispânicas, Isabel Jasinski. Logo após, às 16h, o jornalista e professor universitário Marcos Brogna, a convite do Senac PR, aborda a temática “Viva e Entenda a Diferença”, enfatizando noções fundamentais como liberdade, ética e empatia. À noite, às 19h, o autor baiano Itamar Vieira Júnior e o poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores falam sobre Literatura e Afeto.

Todas as palestras serão ao vivo, com possibilidade de interação do público por meio do chat e não permanecerão listadas no canal do Sesc no Youtube.

Programação de atividades

A Semana Literária foi pensada para alcançar diferentes públicos de todas as idades. A programação da manhã terá contações de histórias sempre às 10h e serão realizadas em salas virtuais via Teams. Os links de acesso estão disponíveis AQUI.

Durante os quatro dias de evento, às 12h, haverá shows musicais com Klüber, Murilo Silvestrim e Agatha Pradnik e, na sexta-feira, uma oficina que mistura gastronomia, poesia e alimentação saudável, com o escritor e cozinheiro César Obeid.

Todas as tardes, a partir das 14h, os interessados terão acesso a oficinas de medição de leitura, a diferença entre ler e contar histórias, jogos teatrais, brincadeiras cantadas e literatura e identidade. Para participar das oficinas é necessário cadastro no site do evento.

Também estão previstos espetáculos teatrais como A Cigarra e a Formiga, Sobrevoar, O Pequeno Príncipe de Papel, e O Malefício da Mariposa.

Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura, Caê Guimarães e Tonio Caetano terão dois momentos com o público, bate-papos sobre a experiência e participação no prêmio no dia 28, às 17h e no dia 1º, às 15h.

Na quinta-feira (30), às  17h, ocorre o lançamento da sexta edição da Coletânea de Contos Infantis do Sesc PR e um bate-papo com os selecionados e que tiveram seus textos publicados.

Além disso, o evento conta com podcast disponível nas plataformas de áudio, com entrevistas com autores e convidados e, 57 livrarias e editoras foram selecionadas via edital e comercializarão livros com descontos sobre o valor de capa e todas estão relacionadas no site do evento, onde também é possível ter acesso à programação completa.

Mais informações pelo telefone (41) 3304-2266 ou pelo site do evento.

Meu Sesc

Agora digite sua senha

Recuperar senha
Insira abaixo o seu login cadastrado ou o n˚ do seu Cartão Sesc e receba instruções e o link para criar uma nova senha.