Literatura e Ciência: porque outro mundo é possível

Mesa redonda com Sidarta Ribeiro e Luiz Oliveira

29/09, das 19:00 às 20:00
Classificação: Livre

Esta mesa redonda, que contará com os escritores Sidarta Ribeiro e Luiz Oliveira, discutirá o papel central da literatura frente às incertezas da atualidade. O período atual, de enfrentamento coletivo a pandemia, traz também para o debate os limites da modernidade, as diferentes mudanças sociais criadas frente ao cenário atual, bem como o papel da literatura neste contexto, seja pela construção de novos significados, como também de catarse e retrato da realidade em que estamos inseridos.

- Sidarta Ribeiro é um neurocientista, biólogo, escritor, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Formado em Ciências Biológicas pela UNB, Mestre em Biofísica pela UFRJ, Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller, com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke. Seus livros publicados mais recentes são: Limiar e O Oráculo da Noite, ambos pela Companhia das Letras.

- Luiz Oliveira é doutor em Cosmologia, pesquisador e professor universitário. Foi curador do Museu do Amanhã. Participou das seguintes coletâneasTempo e históriaA crise da razãoO avesso da liberdadeO homem-máquinaEnsaios sobre o medoMutações: ensaios sobre as novas configurações do mundoMutações: a condição humanaMutações: a experiência do pensamentoMutações: elogio à preguiça (ganhador do Prêmio Jabuti), Mutações: o futuro não é mais o que eraMutações: fontes passionais da violência e Mutações: entre dois mundos.

Transmissão pelo site do evento.