Literatura e Afeto

Bate-papo com Itamar Vieira Junior, mediado por Guilherme Gontijo Flores

30/09, das 19:00 às 20:00
Classificação: Livre

O encontro com o escritor Itamar Vieira Junior abordará a temática Literatura e Afeto, visto que o olhar afetivo estimulado pela literatura também nos conecta com o meio ambiente, com a compreensão de que somos responsáveis pelo impacto que causamos em nossos caminhos e por tudo aquilo que deixamos para trás. O conceito de efemeridade também é destacado no período atual, levantando diversas questões para debate e reflexão.

- Itamar Vieira Júnior, nascido em Salvador, é Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Com doutorado na área de Estudos Étnicos e Africanos. Iniciou na literatura em 2012, com o livro de contos Dias, vencedor do XI Prêmio Projeto de Arte e Cultura (Bahia). Em 2017, lançou A oração do carrasco, finalista do Prêmio Jabuti do ano seguinte. Já seu impactante romance Torto Arado conquistou em Portugal o prestigioso Prêmio LeYa 2018. Após circular em terras portuguesas, o livro chegou ao Brasil pela editora Todavia, e, além de se tornar um sucesso de vendas, ganhou os prêmios Jabuti e Oceanos, em 2020.  

- Guilherme Gontijo Flores nasceu em Brasília. É poeta, tradutor e professor na Universidade Federal do Paraná. Em 2014 ganhou o prêmio APCA e também o Prêmio Jabuti pela tradução de “A Anatomia da Melancolia”  de Robert Burton, publicado pela Editora UFPR. Em 2015, recebeu o Prêmio Paulo Rónai, da Biblioteca Nacional, pela tradução de “Elegias de Sexto Propércio”,  publicado pela Editora Autêntica, que reúne num único volume os quatro livros de poesia do autor clássico romano. Nos últimos anos tem trabalhado com tradução e performance de poesia antiga, integrando o grupo Pecora Loca.

Transmissão pelo site do evento.