Sesc PR
Paraná

Brasil e Etiópia são os destaques da 12ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR

Em sua estreia na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, o atleta maranhense radicado em Rio Verde (GO), Antonio de Souza Dias, garantiu a primeira posição na categoria Elite Masculina, com o tempo de 2h22min31s, ficando a frente de Adugna Bekele Bulli, da Etiópia, numa fração de apenas cinco segundos. O atleta queniano Kaitany Kiptanui, ficou no terceiro lugar com o tempo de 2h23min15s. De Elias Fausto (SP), Silvano Lima Pinto marcou 2h24min12s, conquistando a quarta posição, seguido pelo mineiro de Pouso Alegre, Renilson Vitorino da Silva, que marcou 2h24min47s.

No Feminino, foi a vez da Etiópia brilhar na primeira posição. Tseginesh Legesse, de 27 anos, marcou 2h44min42s na prova dos 42,195 km. No segundo lugar quem se destacou foi a queniana Pauline Chepatei Chemel, com 2h47min40s. O pódio da terceira à quinta colocada foi verde e amarelo. A paulistana Cristiane Alves Silva cravou 2h54min24 no cronômetro e garantiu a terceira posição, seguida por Rosangela Raimunda Pereira, de Itajuba (SP), com 3h28s e da atleta de Taboão da Serra (SP), Conceição de Maria Carvalho, que ficou em quinto, com o tempo de 3h7min37s.

Confira fotos do evento aqui.

Ao todo, 3.796 atletas se inscreveram para participar do evento em suas diversas categorias, sendo 94 deles estrangeiros, representando 16 países. Os 42,195 km do trajeto que teve início ao lado do mirante do vertedouro da Itaipu Binacional foram percorridos por 1.359 atletas; 464 atletas participaram do revezamento, percorrendo 21km cada. Outros 1.973 corredores largaram na prova dos 11,5 km no Portão do Parque Nacional do Iguaçu.

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Sesc PR em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas do Iguaçu S/A. O evento recebe promoção da RPC e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Apoiam o evento o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu; a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Foz do Iguaçu; o Senac PR; o Exército Brasileiro; o Corpo de Bombeiros; a FozTRans; a Guarda Municipal; as Polícias Florestal, Miliar e Rodoviária; a Marinha do Brasil; o Iguassu Convention & Visitors Bureau; o Conselho Municipal de Turismo; a Uniamérica, a Unioeste a Unila, a Fafig e a Secretaria Municipal do Turismo de Foz do Iguaçu.

Autoridades presentes

Acompanharam a prova o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana; o Chefe do Parque Nacional do Iguaçu/ ICMBIO, Ivan Carlos Batiston; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos;  o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, representando o diretor-geral da Itaipu Binacional, General Joaquim Siva e Luna; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla; o diretor presidente da Esporte Paraná, Helio Renato Wirsbiski; o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt; o presidente do Sindilojas Foz do Iguaçu, Itacyr Mayer; o presidente do Sindifarma Paraná, Edenir Zandoná Junior; o presidente do Sinfarma Oeste do Paraná, Nelcir Antônio Ferro; o gerente da Caixa Econômica Federal, Cassyos Emanoel Gerhardt; os conselheiros do Sesc PR Carlos Nascimento e Zildo Costa; o chefe da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu, Luis Genova; a vice-presidente da CEMEG Foz do Iguaçu, Maria Erni Geich; o diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius Mello; o gerente executivo do Sesc Foz do Iguaçu, Osiel Silva, o gerente executivo do Senac Foz do Iguaçú, Lucio Marcelo Chrestenzen, entre outras autoridades. O atleta olímpico, considerado herói do atletismo brasileiro, Edson Luciano Ribeiro, da elite da Caixa Econômica Federal – patrocinadora do evento, foi convidado para prestigiar a prova.

Confira os resultados de cada categoria aqui.