Sesc PR
Paraná

12ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR é marcada por reconhecimento e homenagens

O percurso é longo para os 1.359  maratonistas inscritos para a 12ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR. São 42,195 km que separam dois cartões-postais da cidade: o mirante do vertedouro da Itaipu Binacional e as Cataratas do Iguaçu.   Para percorrê-lo é necessário treino, resistência e persistência. Da mesma forma para os atletas inscritos nas outras duas modalidades do evento: o revezamento e a corrida dos 11,5 km, totalizando 3.796 atletas nos três percursos, devidamente aferidos pela Confederação Nacional de Atletismo.

“Esse ano contamos com a participação de quase quarto mil atletas vindos de diferentes estados do Brasil e também de outros 16 países. Além disso, contamos com a participação de 843 pessoas, desde funcionários do Sesc, colaboradores das empresas e instituições parceiras que trabalham juntos para fazer essa prova acontecer. É um evento grandioso e que só existe graças a esse trabalho e as parcerias firmadas. É um projeto que, quando a prova acaba no domingo, a próxima já começa a ser pensada no dia seguinte”, enfatizou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Entre os inscritos, um em especial, o deficiente visual Francisco de Lima de Souza, que escolheu a prova do Sesc PR em Foz do Iguaçu para completar sua centésima maratona. “Eu corri em maratonas do mundo todo, mas a cidade que eu escolhi para me tornar centenário em maratonas é Foz de Iguaçu, pela acolhida que sempre recebi aqui. Essa prova é única. Estou muito feliz por esse marco. Não é uma despedida, mas agora vou me dedicar à meia-maratona, já tenho 70 no meu currículo, quem sabe também consigo chegar nas 100”, comentou o atleta que recebeu um troféu da organização do evento e um certificado em homenagem ao feito.

Confira o resultado de cada categoria da 12ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR aqui.

80 anos do Parque

A prova não faz parte apenas do calendário de maratonas internacionais, mais também integra o da cidade de Foz do Iguaçu. Neste ano, em especial, é uma das atividades comemorativas aos 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, celebrados em 10 de janeiro. A onça pintada, símbolo do Parque Nacional, foi entregue no formato de medalha a cada um dos atletas que participaram da competição.

Além disso, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Carlos Batiston, recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, em agradecimento a parceria que se estende desde 2007 para a realização do evento e pelos 80 anos de trabalho na preservação do patrimônio natural mundial. Para Ivan Carlos Batiston a história do parque se mistura com a do Paraná e do Brasil. “Desde janeiro celebramos essa história com diversas ações. Fomos bem acolhidos pelo Sesc, grande parceiro do Parque, para a realização dessa prova. Considero uma parceria de sucesso, marcada por acolhimento e alegria de quem passa por aqui e se encanta pela natureza e pela beleza das Cataratas”, pontuou.

Jogos da Natureza e Aventura

A Maratona também foi um dos destaques da 3ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, lançada no sábado (29), no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, em parceria com as prefeituras e patrocínio da Itaipu Binacional. “Os Jogos da Natureza e Aventura realizados pelo Governo do Estado e a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que conta com a participação de mais de três mil atletas, sendo 94 deles estrangeiros, vindos de 16 países diferentes, mostram a força do esporte e de eventos que movimentam o turismo e a economia local. É uma junção de forças da iniciativa privada com o governo fazendo cada um seu papel em benefício de Foz do Iguaçu e de toda a região”, reforçou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana.

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR é uma iniciativa do Sesc PR em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional e Parque Nacional do Iguaçu. O evento recebeu o patrocínio da Caixa Econômica Federal e promoção da RPC. “Para a Itaipu Binacional é uma honra muito grande participar dessa iniciativa, que é um momento de congraçamento de todos as camadas desse povo maravilhoso do estado do Paraná e dos atletas que vêm de outros estados e do mundo todo especialmente para essa corrida”, observou o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Almirante Paulo Roberto da Silva Xavier, que representou o diretor- -geral brasileiro da Itaipu Binacional, General Joaquim Silva e Luna.

Confira o álbum de fotos do evento aqui.