O livro “Curitiba: Urbanismo Essencial” é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo desvendar o modo de trabalho adotado pelo grupo de arquitetos e funcionários públicos que, a partir da nomeação de Jaime Lerner como prefeito de Curitiba, em 1971, empreendeu uma das mais notáveis transformações urbanas ocorridas do mundo no final do século 20.
O Grupo de Curitiba – como é chamado no livro – formou-se com a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o IPPUC, e depois se espalhou por toda a administração municipal. Caracterizou-se desde o início pela grande capacidade de fazer acontecer e isso atraia mais pessoas para o grupo. Talvez por serem tão práticos, nunca se preocuparam em registrar, sistematizar e passar adiante o modo de trabalho que inventaram. Para o autor Geraldo Pougy, no entanto, esse modo de trabalho é o principal legado que a experiência do grupo à frente da prefeitura nos deixa.
Jaime Lerner (1937–2021) Arquiteto e urbanista, foi duas vezes governador do estado do Paraná e três vezes prefeito de Curitiba, onde liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.