As antigas sabedorias consideram os sonhos como um estado de consciência no qual estamos muito mais despertos do que no estado de vigília (quando estamos acordados).
Na visão de xamãs, pajés e sábios, dormir para sonhar era uma prática para acessar um portal fundamental da vida, um momento de conexão com sabedorias, clareza interior e percepções muito mais aguçadas. Muitas respostas, descobertas, alimentos e medicinas chegaram ao mundo material depois de serem descobertas em sonhos por esses homens que eram, e ainda são, verdadeiras “pontes entre mundos”.
Na maior parte dos sonhos, o nosso inconsciente se comunica conosco, utiliza arquétipos coletivos e pessoais, faz liberações e traz muitos elementos de um lugar interno de sabedoria.
Nesta palestra, além de compreender essas questões, você vai conhecer caminhos na arte de decodificar os sonhos. Kaká Werá abordará a importância de gerarmos nossos próprios sonhos enquanto projetos de vida a partir da essência que nos anima.
___________________
Kaká Werá Jecupé é escritor, ambientalista e conferencista brasileiro indígena do povo tapuia. É fundador do Instituto Arapoty, empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social & Ambiental. Leciona, desde 1998, na Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz) e na Fundação Peirópolis. Já fez conferências sobre respeito à diversidade cultural no Reino Unido, Estados Unidos, Israel, Índia, México e França. Com o apoio do Ministério da Cultura, transforma jovens de Itapecerica da Serra (Grande São Paulo) em agentes culturais. Kaká leva a sabedoria dos povos ancestrais aos mais diversos lugares, de aldeias nos confins da Amazônia a auditórios ao norte do Equador.