Hoje | 19h às 21h
Sesc Londrina Cadeião
O encontro proposto pela professora e pesquisadora Margarida Cassia Campos pretende refletir sobre a colonialidade e o eurocentrismo presente no espaço público de Londrina.
A ideia é fazer um debate sobre a presença da memória inglesa nos monumentos (viadutos e passarelas, cabine telefônica, caixa de correio no Bosque Municipal), praça da bandeira (com formato da bandeira de Londres), inúmeros nomes de rua, nome do Parque Municipal, edifícios, decoração do Shopping Boulevard, entre outros. O encontro trará questões problematizadoras como pensar o arranjo espacial das cidades brasileiras, que reproduzem o modelo de funcionamento e estrutura metropolitano; também por que os espaços públicos das cidades brasileiras expõem objetos geográficos que remetem à colonização, ao racismo e ao eurocentrismo; quais memórias, histórias, geografias e corpos são lembrados no espaço público; além de pensar se é possível revelar os modelos metropolitanos de estruturas e funcionamento das cidades em países ex-colônias e a presença da colonialidade nos espaços públicos no munícipio de Londrina.
_______
Margarida Campos é professora da Universidade Estadual de Londrina. Trabalhadora da Educação, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Coimbra, com o título “Espaço geográfico, memórias e colonialidade” entre março de 2025 e fevereiro de 2026. Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (entre março de 2019 e fevereiro de 2020) tendo como tema de pesquisa “Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal”. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003), graduada em licenciatura em Geografia (2000) e Bacharelado (2002). Atualmente é professora Associada B do curso de Licenciatura em Geografia, do curso de Especialização em Ensino de Geografia e professora do curso de pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Geografia-UEL. Professora do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede da UEL e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do PIBID-GEOGRAFIA-UEL Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: Geografia Decolonial, Educação Geográfica; Políticas de Ações Afirmativas para o Ensino Superior; Estudos de Gênero e Educação; Educação Decolonial e Antirracista e Feminismo Negro.