16/09/2025 | 19h às 21h
Sesc Londrina Cadeião
Nesta proposta, o jornalista e pesquisador Emerson Dias apresentará seu projeto “Sambas da Terra Vermelha”, uma pesquisa sobre a cultura popular em Londrina que se tornou uma série audiodocumental pela AlmA Londrina Rádio Web, no primeiro semestre de 2024.
O projeto busca destacar e remediar o apagamento da cultura negra e do samba, que frequentemente ficam à margem das narrativas oficiais. Estas narrativas tendem a enaltecer o mito do pioneiro e a colonização inglesa como símbolos do progresso na região, omitindo o protagonismo e os modos de vida das camadas mais pobres da população. Ao investigar as origens e o desenvolvimento ao longo do século XX de uma cultura popular, o que a produção do podcast tem revelado é uma cultura sólida baseada em laços socioafetivos, que integram a luta por equidade racial e, mais recentemente, de gênero. Com ricos intercâmbios com as raízes rurais norte paranaenses, e ao mesmo tempo com a cultura urbana do samba no eixo Rio-São Paulo, o samba espalhou suas raízes em uma diversidade de manifestações que vão muito além do carnaval.
A série conta com apoio da UEL FM, que cedeu seu estúdio de gravação e tem duas temporadas, com início das publicações da primeira temporada em 30 de novembro até 21 de dezembro/24, e retorno em 1º de março/25, coincidindo com as festividades do carnaval. Todos os episódios estão disponíveis no Spotify e no site da Alma Londrina Rádio Web.
________
Emerson Dias é professor universitário e jornalista diplomado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL -PR). Doutor em Comunicação pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciências Sociais pela UEL e especialista em História e Sociedade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). No campo acadêmico, trabalha como professor universitário na UEL dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas (Graduação) e do curso de Design (Especialização em Animação Visual). No campo profissional, trabalhou como editor de telejornalismo por 10 anos em emissoras da TV Globo e SBT do Paraná, nas cidades de Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Foi repórter da Folha de Londrina (1999–2003) e freelancer do UOL Notícias (2011–2013). Na área cultural, atua como fotógrafo e videomaker freelancer. Já foi vencedor da Maratona Fotográfica de Londrina (2011), além de ter dirigido, produzido e participado de curtas e videodocumentários, como A vida dos sem-terra no Pontal (1996–1998) e O secretário de Mário de Andrade (2003). Atualmente, é voluntário responsável pela Web TV do coletivo AlmA Londrina Rádio Web (www.almalondrina.com.br), mídia alternativa regional em formato de portal onde são disponibilizados reportagens, podcasts e vídeos.