Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Mesa Brasil
Saúde e Alimentação: Mesa Brasil

Transporte que alimenta: caminhos de solidariedade no Paraná

Sesc Mesa Brasil auxilia no combate ao desperdício de alimentos através de uma logística sustentável

Autora: Nathalia Alesse

Intensificar as ações de combate ao desperdício de alimentos é um dos passos fundamentais para promover segurança alimentar a milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nesse cenário, o transporte solidário surge como uma ferramenta importante para dar um novo destino ao que seria descartado, promovendo esperança e dignidade. Esse é o cotidiano do Sesc Mesa Brasil no Paraná, programa que desde 2003 vem transformando a mobilidade em um vetor estratégico de inclusão social e proteção ambiental. Muito mais do que alimentos, os caminhões da frota carregam sementes de generosidade que florescem em forma de gratidão.

O que para muitos pode parecer apenas um veículo comum, para quem aguarda, muitas vezes, a única refeição do dia, representa muito mais do que isso: é um elo de solidariedade que sacia a fome de milhares de famílias. Ao percorrer as estradas paranaenses, inclusive em regiões de difícil acesso, os caminhões coletam produtos excedentes em centros de distribuição, supermercados e até em propriedades rurais, e os levam para bancos de alimentos que redistribuem os itens para entidades sociais que atendem populações vulneráveis. São nesses percursos que um simples transporte ganha significado maior: torna-se um instrumento de luta contra a fome e a desigualdade.

Solidariedade em movimento

Em 22 anos de atuação do Sesc Mesa Brasil, já foram doados mais de 40 milhões de quilos de alimentos no Paraná, beneficiando uma média de 158 mil pessoas por mês. Atualmente, o projeto conta com 502 empresas doadoras e 689 entidades sociais beneficiadas. Uma delas é a Passos da Criança, localizada na Vila das Torres, em Curitiba. Somente em 2024, foram servidas mais de 21 mil refeições para educandos, famílias e comunidade.

O trabalho com as crianças continua cada dia mais forte e os insumos recebidos são fundamentais para a montagem de pratos nutritivos. “Ver o caminhão chegando é como receber um reforço valioso para seguir em frente com a nossa missão. As doações de alimentos chegam diretamente ao prato das nossas crianças. Todos os dias, oferecemos quatro refeições e cada uma delas é preparada com carinho e qualidade, graças à generosidade de iniciativas como o Mesa Brasil. Isso garante energia e disposição para que possam aproveitar ao máximo as atividades educativas, culturais e esportivas que oferecemos”, reforça Juliana Souza, gestora da instituição.

No município de Itapejara D’Oeste, no Sudoeste paranaense, a produtora rural Sonia Aparecida de Castro faz questão de abrir as portas da sua propriedade para a colheita de tomates. “Tanto eu quanto meu esposo e parceiros de trabalho nos sentimos privilegiados em poder fazer essas doações para o Mesa Brasil. Temos o dever de ajudar o próximo, destinando nosso produto para uma alimentação mais saudável a todos que possam receber nossa doação”, conta com alegria.

Colheitas em produtores rurais parceiros do Sesc Mesa Brasil | Crédito imagem: equipe Sesc Mesa Brasil PR

Outra forma de arrecadação é através de shows com ingressos solidários, quando os alimentos arrecadados são destinados ao programa. Por isso, para aumentar ainda mais o alcance das doações, cinco novos caminhões com capacidade para transportar até 1.320 quilos de alimentos passaram a integrar a frota do programa em 2025, substituindo veículos antigos e trazendo melhores condições para o transporte dos alimentos. Ao todo, 15 veículos estão em operação. “Esses caminhões realizam todos os formatos de coletas e entregas, desde as dentro das cidades, que são diárias, até viagens para as áreas de abrangência dos municípios. Precisamos facilitar essa logística porque, muitas vezes, essas doações são a base alimentar dos beneficiados atendidos pelas instituições cadastradas”, explica Luane de Lima, gerente de Saúde e Odontologia do Sesc PR.

Veículos enviados para arrecadação de alimentos no show do Gilberto Gil, em Curitiba-PR | Crédito imagem: Sesc Mesa Brasil PR

Nutrição para todos

Embora os dados sobre vulnerabilidade social no Brasil e no Paraná variem conforme os critérios adotados por diferentes estudos, indicadores como pobreza, insegurança alimentar e privação múltipla ajudam a dimensionar a gravidade do problema. A falta de acesso regular a alimentos adequados, aliada à baixa renda e condições de vida precárias, atinge milhões de pessoas de forma direta.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2023, cerca de 27,6% das residências no Brasil — o equivalente a 21,6 milhões de lares — viviam alguma forma de insegurança alimentar. Esse percentual representa algo em torno de 62,7 milhões de brasileiros que enfrentavam dificuldades para garantir alimentação adequada. No Paraná, o cenário é um pouco diferente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 82,1% das residências contam com acesso regular a alimentos em quantidade e qualidade adequadas, o que corresponde a cerca de 3,5 milhões de domicílios e 9,5 milhões de habitantes.

Apesar dos números positivos em relação à segurança alimentar no estado, a realidade de muitas famílias ainda exige atenção e ação contínua. Dessa forma, o transporte solidário do Sesc Mesa Brasil se reafirma como fundamental.

Ivair Izidoro Silva é motorista do programa há 14 anos e destaca o sentimento de gratidão pelas rotas realizadas. “Cada quilometro importa. Quanto mais doadores conseguirmos visitar, maiores são as chances de coletar mais alimentos. Poder ajudar a garantir alimentação para várias famílias em situação se vulnerabilidade é muito gratificante e traz um grande senso de propósito e realização. Quando chego às instituições para fazer as entregas e vejo a quantidade de pessoas na fila aguardando pelos alimentos, ou as crianças no refeitório, me dou conta de que essa é uma missão de amor ao próximo”, relata.

Ivair Izidoro Silva, motorista do programa há 14 anos | Crédito imagem: Ivo José de Lima

Compromisso com a sustentabilidade

Os percursos realizados pelos motoristas são um passo a mais no combate à fome, na diminuição dos impactos ambientais e na construção de um futuro mais justo e sustentável. Ao contribuir com a transformação do que seria desperdiçado, o Sesc Mesa Brasil PR age sobre outra frente crítica: a redução da geração de resíduos orgânicos — que, ao se decompor em aterros, geram gás metano, um dos principais gases de efeito estufa. Ou seja, além de auxiliar entidades sociais a levarem comida à mesa de quem tem fome, o programa ajuda a frear o avanço da crise climática.

Os meios de transporte se consolidam, cada dia mais, como uma ferramenta de equidade social e responsabilidade ambiental. Eles conectam quem tem excedentes com quem tem necessidade, encurtam a distância entre o privilégio e a escassez, ampliam o alcance da solidariedade e garantem que alimentos bons para o consumo cumpram seu verdadeiro propósito: nutrir vidas.

Alana Oliveira, nutricionista e analista do Sesc Mesa Brasil em Curitiba/PR, reforça o compromisso com as ações de combate à fome. “Os nossos veículos são equipados com sistemas de refrigeração, o que ajuda a garantir a qualidade e a integridade dos produtos transportados diariamente. Além disso, todos os novos veículos adquiridos possuem sistemas de redução de emissão dos gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade de toda a operação. O combate à fome não envolve apenas a distribuição de alimentos, mas também a entrega desses produtos com qualidade e livre de contaminações. Esse é um compromisso que o Sesc Mesa Brasil tem com todos os beneficiários do programa”, ressalta.

Caminhões da nova frota de veículos do Sesc Mesa Brasil PR. Crédito imagem: Murilo Ribas | Sesc PR

Por um Brasil fora do mapa da fome

Em julho de 2025, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Com base na média dos dados de 2022 a 2024, o documento “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025” apontou que o índice de risco de subalimentação grave voltou a ficar abaixo do limite de 2,5%, critério adotado para a saída do Mapa.

Esse avanço, embora importante, não significa que a fome foi erradicada — apenas que o país melhorou seus índices médios. A permanência dessa conquista dependerá da continuidade de ações efetivas e do fortalecimento de iniciativas que atuam diretamente nos territórios onde a vulnerabilidade ainda é crônica. Programas como o Sesc Mesa Brasil são parte essencial da engrenagem que mantém o Brasil em rota segura. Transformando o transporte de alimentos em um elo de solidariedade, o projeto ajuda a manter comida no prato de quem mais precisa.

O Brasil fora do Mapa da Fome não é um ponto final, mas sim um ponto de partida. Uma oportunidade de reconhecer o papel de cada agente e motorista, e de todas as rotas de entregas. Porque alimentar é mais do que dar comida: é construir um país mais justo, mais humano e mais sustentável. Nessa travessia, o transporte carrega, além de cargas, a esperança de um futuro melhor.

O programa Sesc Mesa Brasil tem 22 anos de atuação no Paraná | Crédito imagem: Murilo Ribas