O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR mobilizou a população entre 7 de agosto e 30 de setembro para uma campanha para auxiliar na reconstrução de bibliotecas e acervos literários no Rio Grande do Sul, destruídas pelas enchentes nos meses de abril e maio deste ano. A campanha arrecadou 130.933 livros em todo o Paraná, dos quais 98.639 foram considerados aptos para compor novos acervos.
Recentemente, a editora Hellograf doou 2.200 obras para a Campanha de Arrecadação de Livros, que serão destinadas ao estado gaúcho. Entre os títulos, destaca-se o livro infantil A Borboletinha que Queria Voltar para o Casulo, projeto lançado pelo psicólogo Fernando Botto Lamóglia em parceria com as também profissionais da área Brunara Reis e Carla Saad, e que foi inspirado pelas enchentes no sul do país. A obra faz parte da coleção Fazenda Palanca e ajuda crianças a entender e enfrentar situações difíceis, como o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
A história é sobre Bella, uma borboletinha que, junto com seu pai, lida com o medo de perder a casa em uma enchente e enfrentar sintomas de TEPT. O texto foi cuidadosamente revisado para garantir uma abordagem segura, contando com uma introdução para pais e profissionais que orientam sobre o uso do livro como ferramenta terapêutica.
As ilustrações são de Henrique Rosa e, para tornar o processo de leitura mais envolvente, a obra traz a borboletinha Bella em 3D, permitindo que as crianças interajam com o personagem por meio de recursos de realidade aumentada. Este diferencial tecnológico foi viabilizado pela parceria com Fabiano Luiz Santos, da Mediasoft.
Doação
Localizada em Curitiba, a Hellograf, apoiou a iniciativa com a impressão e doação dos exemplares. A editora também fez a doação de livros para colorir da Fazenda Palanca e exemplares das obras da escritora Juliana Ruggiero, como Sofia e o Jardim Mágico , ilustrados por Gabriela da Costa e Lara dos Santos, cuja temática envolve coragem e superação.
O conselheiro do Sesc PR, Killian Matheussi, intermediou a doação ao divulgar a campanha liderada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, que auxiliará na logística de envio das obras para aproximá-los dos leitores. Os livros doados foram cuidadosamente triados por gênero e categoria e seguirão para o Sesc RS, que fará a distribuição nas escolas e instituições mais afetadas.