Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Campanhas
Saúde e Alimentação: Campanhas

Simpósio do Sesc e da ULE traz debate o autismo

Durante toda a última terça-feira (9), o Sesc PR e a Universidade Livre do Esporte (ULE) realizaram o II Simpósio sobre Autismo e Esporte, no Teatro do Sesc da Esquina e transmitido pelo canal do Sesc no Youtube.

A psicóloga, neuropsicóloga e doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosario, Mara Aguila, abordou a temática Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Adultos. Ela trouxe dados da última pesquisa sobre prevalência de autismo, realizada pelo Center for Disease Control and Prevention (Centro de Controle de Prevenção de Doenças Prevalência), em março de 2023. Foram pesquisadas 226 mil crianças, de oito anos, em diversos estados americanos e o estudo revelou que 1 em cada 36 delas são autistas nos Estados Unidos. Também pontuou que no Brasil esta pesquisa não é realizada.

Segundo Mara, o aumento no número de casos pessoas diagnosticadas dentro do espectro autista deve-se à maior disponibilidade de recursos e de serviços, conduzindo a melhores condições para reconhecimento dos quadros. Ela também acredita que a compreensão de que a identificação precoce e a intervenção possibilitam um prognóstico mais positivo, incentivam a tendência ao estabelecimento de diagnósticos mais precocemente. 

A psicóloga, neuropsicóloga e doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosario, Mara Aguila | Crédito imagem: Ivo Lima

O médico geneticista Salmo Raskin trouxe em sua palestra Aspectos Genéticos do TEA informações DNA, cromossomos, alterações genéticas e os multifatores causadores do transtorno. Ele revelou que mesmo antes dos grandes avanços da genética dos últimos anos, já se sabia que há um forte componente genético em TEA, mas não é o único. “Os trabalhos de pesquisa mais valorizados demonstram que a concordância é de 60 a 90% em gêmeos monozigóticos. Trata-se de uma concordância alta, mostrando, sem sombra de dúvidas, que há um componente genético muito importante dentro do TEA, mas também é a prova de que a genética não é tudo dentro dele. Além disso, há o risco de repetição do TEA em futuras gestações de 7 a 18%”, salientou.

O médico geneticista Salmo Raskin | Crédito imagem: Ivo Lima

As palestras estão disponíveis, na íntegra, no canal do Sesc PR no Youtube

Saiba mais:

11/04/2024: Sesc PR e ULE realizam simpósio para discutir o Transtorno do Espectro Autista