Sesc PR
Paraná
Cultura: Teatro
Cultura: Teatro

Sesc homenageia Maurício Tizumba e Amir Haddad no 26º Palco Giratório

Entrevista coletiva com os dois homenageados será no dia 17 de abril

Dois importantes nomes do teatro, reconhecidos no Brasil e no exterior: Amir Haddad e Maurício Tizumba serão homenageados durante a realização da 26ª edição do Palco Giratório do Sesc, que percorre o país de abril a dezembro deste ano.

O lançamento nacional do Palco Giratório será em Curitiba, no dia 17 de abril, às 19h30, no Teatro Sesc da Esquina, com a presença dos homenageados e apresentação do espetáculo cênico-musical Herança, da Cia. Burlantins, de Minas Gerais.

Para a diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, tanto Haddad quanto Tizumba são referências nas artes cênicas há mais de meio século. “A decisão de colocar no centro da 26ª edição do projeto os atores e diretores mineiros Amir Haddad e Maurício Tizumba está alinhada com a busca por diversidade nas ações do Sesc. Ambos são duas referências do teatro e da música brasileira e também foram homenageados pelo 34ª Prêmio Shell de Teatro”, destaca Janaina Cunha.

Amir Haddad

Nascido em 1937, o professor, ator, diretor de teatro e teatrólogo mineiro Amir Haddad, é considerado um baluarte do teatro brasileiro, dedicando a vida às artes cênicas. Ao lado do também diretor, ator, dramaturgo e encenador Zé Celso, fundou o Teatro Oficina, em 1958. No campo das artes, desenvolve inúmeras atividades didáticas, como cursos, palestras, oficinas e seminários, além de transitar com desenvoltura entre produções do teatro convencional e grupos de teatro alternativo. À frente do grupo Tá Na Rua há 44 anos, dirigiu montagens memoráveis. Até hoje é responsável pela formação de centenas de atores e leva às ruas, praças e espaços abertos a arte do teatro. Ano passado, em julho, realizou a primeira edição do Festival de Teatro Amir Haddad, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Haddad recebeu ao longo de sua carreira inúmeras homenagens e honrarias, entre elas, em 2006, a Ordem do Mérito Cultural, que lhe outorgou o título de Comendador, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e pelo então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu a Haddad o título de Honoris Causa por sua figura singular no cenário artístico-cultural do Brasil. Também ganhou prêmios como Molière, Shell e Sharp por seu trabalho de direção. 

Também fundou o grupo A Comunidade, em 1968; o Fórum Carioca de Arte Pública e a Associação TUCA de Arte e Cultura.

Amir Haddad | Crédito Imagem: Tá Na Rua

Maurício Tizumba

Um dos mais populares artistas mineiros, Maurício Tizumba é múltiplo: multi-instrumentista, cantor, diretor musical, empreendedor cultural, compositor, ator. Com 52 anos de carreira, é um ícone da cultura afro-mineira, formado como ator pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seus trabalhos buscam as ruas e praças para sensibilizar o público para a arte, cultura negra e cultura em geral.

Tizumba tem forte expressão nas artes performativas, extensa produção e vasta atuação no cenário artístico brasileiro. 

Logo após a criação da Companhia Burlantins por Marina Machado e Regina Souza, em 1996, e com o reforço de Tizumba, o grupo se define como de Teatro Negro, trazendo o negro e a sua cultura para o protagonismo.

Tizumba tem seis álbuns solo gravados em sua carreira, recebeu prêmios em festivais de música, no teatro e no cinema e tem inúmeras participações em trabalhos musicais de outros artistas e grupos. Em sua atuação profissional, também transitou na linguagem audiovisual, com participações em séries, novelas e cinema.

Em março deste ano, Tizumba recebeu o Prêmio Shell de Teatro 2024 como melhor ator – júri São Paulo, com Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé).

Maurício Tizumba | Crédito imagem: Pablo Bernardo

Coletiva de Imprensa

Na quarta-feira (17), às 14h30, haverá coletiva de imprensa com os homenageados desta edição do Palco Giratório: o ator Maurício Tizumba, da Cia. Burlantins, e o teatrólogo e encenador brasileiro, Amir Haddad, do Grupo Tá Na Rua, na Biblioteca do Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar.

É necessário cadastro prévio pelo link https://forms.gle/e2n5baE11Ah166kd9

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (41) 388345147 ou 99610-6251.

Em cena

Além da cerimônia de abertura, o público poderá ver os dois homenageados em cena e participar de ações formativas com eles.

Na quarta-feira (17), das 17h às 18h30, na Biblioteca do Sesc da Esquina, Amir Haddad comanda um bate-papo, com vagas limitadas, sobre Arte Pública e aborda as temáticas: políticas públicas para as artes públicas; o Grupo Tá Na Rua como agente transformador; democratização da arte e cultura como desenvolvimento de cidadania e políticas públicas para as artes públicas. 

Na sequência, às 20h, Tizumba sobe ao palco do Teatro Sesc da Esquina para encenar o espetáculo Herança, acompanhado por sua filha Júlia Tizumba e Sérgio Pererê, com direção de Grace Passô. Em cena os artistas além de celebrar os 50 anos de carreira de Maurício Tizumba e contarem histórias reais do ator, fazem um resgate da herança cultural afro-brasileira, falam da vivência do povo preto e a sua cultura – parte indispensável e indissociável da identidade nacional.

Na quinta-feira (18), também das 17h às 18h30, na Biblioteca, é a vez do público participar da palestra-performance Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo, com a atriz, cantora, instrumentista e jornalista Júlia Tizumba. No encontro, Júlia e o pai, Maurício Tizumba, performam e refletem sobre as atuações pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes nomes referenciais na área.

Para participar é necessário realizar a inscrição pelo site do Sesc PR. As vagas são gratuitas e limitadas.

Os ingressos para as atrações estão disponíveis para venda na Central de Relacionamento do Sesc da Esquina e a programação completa da 26ª edição do Palco Giratório está disponível AQUI.

Assessoria de Imprensa

Silvia Bocchese de Lima

silvia.lima@sescpr.com.br

(41) 3883-4517

Leia mais:

02/04/24: Sesc lança Palco Giratório 2024

09/04/24: Curitiba recebe lançamento nacional do Palco Giratório do Sesc 

11/04/24: Sesc PR realiza coletiva de imprensa sobre Palco Giratório