Sesc PR
Paraná
Cultura: Espetaculo,  Teatro
Cultura: Espetaculo,  Teatro

Curitiba recebe lançamento nacional do Palco Giratório do Sesc

Na edição de 2024 do Palco Giratório, 17 grupos artísticos percorrerão o país para apresentar mais de 400 espetáculos 

A capital paranaense respira cultura em abril. Depois do sucesso da 32ª edição do Festival de Curitiba – o maior da América Latina –, a cidade recebe de 17 a 21 de abril o lançamento nacional da 26ª edição do Palco Giratório do Sesc – o maior projeto de circulação cênica do país. 

A cerimônia de abertura ocorre na quarta-feira (17), a partir das 19h30, no Teatro Sesc da Esquina, seguida da apresentação do espetáculo cênico-musical Herança, da Cia. Burlantins, de Belo Horizonte (MG), trazendo ao palco Maurício Tizumba, Júlia Tizumba e Sérgio Pererê, com direção de Grace Passô. Em cena os artistas além de celebrarem os 50 anos de carreira de Maurício Tizumba e contarem histórias reais do ator, fazem um resgate da herança cultural afro-brasileira, falam da vivência do povo preto e a sua cultura – parte indispensável e indissociável da identidade nacional.

Espetáculo Herança, da Cia. Burlantins, de Belo Horizonte (MG) | Imagem Pablo Bernardo

Durante toda a semana, o público terá acesso a espetáculos que versam sobre temas atuais e emergentes na sociedade, com foco na diversidade geográfica, estética e social.

Na quinta-feira (18), é apresentado o espetáculo Zaratustra: uma transvaloração dos valores, no Espaço Fantástico das Artes ( Rua Trajano Reis, nº 41), pelo Grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro. Haddad interpreta Zaratustra, personagem escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche que convida o público a refletir sobre valores, a moral, a busca por uma vida mais autêntica.

Espetáculo Zaratustra: uma transvalorização dos valores, com o Gupo Tá Na Rua | Imagem: Produção Tá Na Rua

De Natal (RN) vem o grupo de dança contemporânea Movidos Dança, que apresenta ao público, na sexta-feira (20), o espetáculo Nuvens de Pássaros. Composto por bailarinos com e sem deficiência, que juntos investigam as diferenças individuais. A obra é inspirada no movimento da migração de pássaros, a relação das revoadas e a convivência com diferentes espécies.

Espetáculo Nuvens de Pássaros, do grupo de dança contemporânea Movidos | Imagens: Brunno Martins

O fim de semana começa com a apresentação de Mar Acá, do grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Boa Vista (RR), no sábado, às 20h. O espetáculo combina elementos da mitologia latino-americana, conta a maravilhosa aventura do Llamichi, original palhaço ameríndio das Cordilheira dos Andes, no Peru. Fazendo uso de linguagem gestual, a peça trata da transformação cultural sofrida pelos indígenas, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural.

Espetáculo Mar Acá, do grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Boa Vista (RR) | Imagens: Divulgação

Para fechar a programação, no domingo (21), às 18h, a latino-americana, oriental e miscigenada Nena Inoue, atriz com 40 anos de carreira, apresenta a peça Sobrevivente. A comédia-tragédia autobiográfica retrata a busca da atriz pela narrativa de seus antepassados, dificuldade pela pouca memória documental, pela invisibilização do povo originário e pelo apagamento das memórias da família.

Espetáculo Sobrevivente com Nena Inoue | Crédito Imagem: Ivo Lima

Ingressos

Os ingressos são limitados e acessíveis, com valores que variam de R$ 5 a R$ 15 mais um quilo de alimento não perecível. O montante de alimentos arrecadados serão repassados para o Programa Mesa Brasil. A venda dos ingressos ocorre na Central de Relacionamento do Sesc da Esquina.

Palco Giratório

Em 2024, o projeto Palco Giratório homenageia o ícone da cultura afro-mineira, Maurício Tizumba, e o renomado teatrólogo e encenador brasileiro, Amir Haddad, e percorre o Brasil com 17 grupos artísticos, contempla 80 cidades brasileiras, nas cinco regiões do país, realizando 404 apresentações artísticas, 264 atividades formativas e empregando 118 profissionais, entre artistas, pesquisadores e produtores culturais. 

O projeto, que contribui para a formação de público e democratiza o acesso à cultura, dá visibilidade a grupos oriundos de diversos estados brasileiros e promove o trabalho de artistas independentes e de manifestações artísticas como circo, teatro, dança e intervenções em todas as regiões do país. “Chegamos a lugares por vezes marcados pela escassez de programações culturais regulares e sistemáticas, o que faz movimentar a economia da cultura ao proporcionar geração de renda para artistas em itinerância, além de mobilizar o setor de serviços nas cidades contempladas pelo circuito de espetáculos e estimular o intercâmbio entre artistas e públicos tão plurais”, salienta o coletivo de curadoria do projeto.

Pelo país

Além das peças e atrações apresentadas em Curitiba, o Palco Giratório circula o país, durante todo o ano, com os espetáculos:

  • A Fábrica dos Ventos, com a Trupe Lona Preta, de São Paulo (SP);
  • Abebé – O Reflexo do Corpo Preto nos Trinta Anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ, com o Grupo de Dança Afro NegraÔ, de Vitória (ES);
  • Adobe, com Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança, de Goiânia (GO);
  • Alegria de Náufragos, com o Coletivo Ser Tão Teatro, de João Pessoa (PB);
  • Cabelos Arrepiados, com Buia Teatro Company, de Manaus (AM);
  • Circo de Los Pies, com La Luna Cia. de Teatro, de Canelinha (SC);
  • Desvio, com Muovere Cia. de Dança, de Porto Alegre (RS);
  • Leci Brandão – Na Palma da Mão, com a carioca Lapilar Produções Artísticas e que rendeu a Luiz Antônio Pilar o Prêmio Shell de Teatro como Melhor Direção em 2024 – júri Rio de Janeiro;
  • Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo, com o Núcleo Atmosfera, de São Luís (MA);
  • Mundos – Uma Viagem Musical pela Infância dos Cinco Continentes, com o Grupo Maria Cutia de Teatro, de Belo Horizonte (MG);
  • O Equilibrista, com a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, de Brasília (DF);
  • Procedimento#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, de Campo Grande (MS), e
  • Quatro Luas, com o Bando Coletivo de Teatro, de Olinda (PE).

Homenageados

Prestes a completar 87 anos, o professor, ator, diretor de teatro e teatrólogo mineiro Amir Haddad dedica a vida às artes cênicas. É reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho que desenvolve no campo das artes, com uma série de atividades didáticas, como cursos, palestras, oficinas e seminários, além de transitar com desenvoltura entre produções do teatro convencional e grupos de teatro alternativo. 

Amir Haddad | Crédito Imagem: Produção Tá Na Rua

Premiado, Haddad recebeu, em 2006, a Ordem do Mérito Cultural, outorgando-lhe o título de Comendador, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu a Haddad o título de Honoris Causa por sua figura singular no cenário artístico-cultural do Brasil. Também ganhou prêmios como Molière, Shell e Sharp por seu trabalho de direção. 

Haddad foi o fundador do Teatro Oficina, em 1958; do grupo A Comunidade, em 1968; Tá Na Rua, em 1980; do Fórum Carioca de Arte Pública e da Associação TUCA de Arte e Cultura.

O multiartista Maurício Tizumba, multi-instrumentista, cantor, diretor musical, empreendedor cultural, compositor, ator, é um dos mais populares artistas de Minas Gerais. Com 52 anos de carreira, é um ícone da cultura afro-mineira, formado como ator pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seus trabalhos buscam as ruas e praças para sensibilizar o público para a arte, cultura negra e cultura em geral.

Maurício Tizumba | Crédito Imagem: Pablo Bernardo

Tizumba recebeu prêmios em festivais de música, no teatro e no cinema. Em sua atuação profissional, também transitou na linguagem audiovisual, com participações em séries, novelas e cinema.

Em março deste ano, Tizumba recebeu o Prêmio Shell de Teatro 2024 como melhor ator – júri São Paulo, com Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé).

Ações Formativas

A ideia do projeto é também promover discussões e reflexões entre atores e público. Em Curitiba estão programados dois encontros do Pensamento Giratório. Na quarta-feira (17), das 17h às 18h30, Amir Haddad comanda um bate-papo sobre Arte Pública – com mediação do doutor em Artes da Cena pela Unicamp, Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin – e aborda as temáticas: políticas públicas para as artes públicas; o Grupo Tá Na Rua como agente transformador; democratização da arte e cultura como desenvolvimento de cidadania e políticas públicas para as artes públicas. 

Na quinta-feira (18), também das 17h às 18h30, é a vez do público participar da palestra-performance Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo, com a atriz, cantora, instrumentista e jornalista Júlia Tizumba, que terá mediação da atriz negra, arte-educadora, e mestre em Arte pela Universidade do Estado Paraná (Unespar), Isabel Cristina Oliveira Caldas. No encontro, Júlia e o pai, Maurício Tizumba, performam e refletem sobre as atuações pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes nomes referenciais na área.

Para participar é necessário realizar a inscrição pelo site do Sesc PR. As vagas são gratuitas e limitadas.

Coletiva de Imprensa

Também na quarta-feira (17), às 14h30, haverá coletiva de imprensa com os homenageados desta edição do Palco Giratório: o ator Maurício Tizumba, da Cia. Burlantins, e o teatrólogo e encenador brasileiro, Amir Haddad, do Grupo Tá Na Rua, na Biblioteca do Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar.

É necessário cadastro prévio pelo link https://forms.gle/e2n5baE11Ah166kd9

Confira a programação:

17 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)

– 14h30: Coletiva de Imprensa

Local: Biblioteca do Sesc da Esquina

Cadastro prévio pelo link: https://forms.gle/e2n5baE11Ah166kd9 

17h: Pensamento Giratório, com Amir Haddad – Reflexão sobre Arte Pública

Local: Biblioteca | Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar 

Inscrições pelo site do Sesc PR 

– 19h30: Cerimônia de abertura e Espetáculo teatral: Herança

Grupo: Cia. Burlantins (MG)

Gênero: Musical

Classificação: Livre

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

18 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)

– 17h: Pensamento Giratório, com Júlia e Maurício Tizumba – Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo

Local: Biblioteca | Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar 

Inscrições pelo site do Sesc PR 

– 20h: Espetáculo: Zaratustra: uma transvalorização dos valores

Grupo: Tá Na Rua

Gênero: Teatro Popular

Classificação: 16 anos

Local: Espaço Fantástico das Artes | Rua Trajano Reis, nº 41

19 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)

– 20h: Espetáculo: Nuvem de Pássaros

Grupo: Movidos Dança (RN)

Gênero: Dança

Classificação: 10 anos

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

20 DE ABRIL (SÁBADO)

– 20h: Espetáculo: Mar Acá

Grupo: Locômbia Teatro de Andanças (RR)

Gênero: Circo

Classificação: 6 anos

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

21 DE ABRIL (DOMINGO)

– 18h: Espetáculo: Sobrevivente

Grupo: Espaço Cênico (PR)

Gênero: Biográfico e Autobiográfico

Classificação: 16 anos

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

Assessoria de Imprensa

Silvia Bocchese de Lima

silvia.lima@sescpr.com.br

(41) 3883-4517