Sesc PR
Paraná

Mais de 700 casais oficializam união civil durante casamento coletivo em Curitiba

Um sábado para celebrar o amor, uma cidade e um projeto que transforma tantas vidas. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR realizaram mais uma edição do casamento coletivo em Curitiba, fruto da parceria no programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão. Esta edição do evento foi comemorativa ao aniversário de 331 anos da capital paranaense, que será celebrado no próximo dia 29 de março, e também celebrou os 21 anos da primeira edição do Justiça no Bairro.

O evento foi realizado na Rua da Cidadania do Fazendinha, na Regional Portão, oficializando a união civil de 732 casais de Curitiba e Região Metropolitana. Devido ao grande número de inscritos nesta edição do casamento coletivo, duas celebrações foram feitas no sábado. A primeira, pela manhã, reuniu 345 casais da Região Metropolitana e a segunda, no período da tarde, com 387 casais da capital.

O evento contou com a participação e parceria de 35 cartórios de comarcas da grande Curitiba. Ambos foram celebrados pela primeira vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do Justiça no Bairro. “É muito emocionante voltar aonde tudo começou. Nenhum casamento é igual ao outro. Apesar de coletivo, esse momento é único para cada casal. Estou emocionada em celebrar o amor, e com gratidão em ter parceiros como o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a Prefeitura de Curitiba. Hoje celebramos o aniversário da nossa cidade, os 21 anos desse projeto e, também, os cem anos do Club Athletico Paranaense”, pontuou.

O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, prestigiou a cerimônia realizada à tarde. “Na próxima sexta-feira celebraremos os 331 anos de Curitiba, e esse evento abre essa semana de comemoração. Trago um abraço do prefeito Rafael Greca a todos os casais que oficializam hoje seus casamentos”, disse.

O vice-presidente da Fecomércio PR e presidente do Sirecom, Paulo Cesar Nauiack, representou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, nos dois casamentos de sábado (23). “São 21 anos do Justiça no Bairro e 19 junto ao Sesc Cidadão. São mais de 36 mil casamentos já realizados em todo o Paraná, além de todos os atendimentos jurídicos e de cidadania em cada edição realizada no estado”, completou.

A capelã e pastora da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Érika Checan, fez a benção ecumênica dos casais, ao lado do Padre André, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O jornalista Jasson Goulart conduziu a cerimônia ao lado da desembargadora Joeci Camargo. Rogério Cordoni, o Elvis curitibano, a cantora de ópera Ana Paula Brounkow, a cantora Sara e os músicos e intérpretes do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá foram responsáveis pela trilha sonora do casamento.

Também participaram da cerimônia a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, representando o diretor regional do Sesc PR, Carlos Alberto de Sotti Lopes; o administrador regional do Fazendinha-Portão, Gerson Gunha; os vereadores Pastor Marciano Alves, jornalista Márcio Barros e Sabino Picolo; a gerente de Ação Social do Sesc PR, Nabile Barbosa de Nardi; o gerente executivo do Sesc Portão, Emerson Sextos; a gerente do Sesc Água Verde, Silmara Marques.

O cachorro Bob, mascote da Rua da Cidadania Fazendinha-Portão, também participou das duas edições do casamento no sábado e divertiu os convidados durante a celebração.

Cabelo e maquiagem

O Senac PR também é parceiro dessa iniciativa e mobilizou 68 profissionais, entre alunos e instrutores para preparar noivas e alguns noivos para o grande dia. Ao todo foram cerca de 130 atendimentos entre manicure, corte de cabelo, maquiagem e penteado.

A noiva Annelore Pereira, e a filha Yasmim passaram pelo atendimento no Salão-escola do Senac. Ela mora com o esposo há 13 e finalmente irão oficializar a união. “Estou me sentindo uma princesa. Minha filha está encantada com essa preparação. É um momento de muita felicidade para nós”, declarou Annelore.

Confira as fotos aqui.