Sesc PR
Paraná
Cultura: Literatura
Cultura: Literatura

Sesc PR prepara semana dedicada à literatura em 26 cidades

De volta ao formato presencial, 26 cidades paranaenses recebem a 41ª edição da Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro

O maior e mais tradicional evento literário do Paraná, a 41ª Semana Literária Sesc PR e 20ª Feira do Livro, retoma em 2022 a programação em formato presencial e, de maneira simultânea, de 12 a 17 de setembro, celebra a literatura em 26 cidades paranaenses.

Para debater sobre o tema “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, o Sesc PR convidou inúmeros autores, escritores, jornalistas, pensadores, artistas e professores para participarem de debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas.

De acordo com os organizadores do evento, o tema central será desdobrado em cinco eixos de discussão: as fronteiras da linguagem; histórias em trânsito; (des)dizeres do corpo; diálogos entre memórias e rio-terra: a terceira margem. Nesta edição a Semana Literária se propõe a ser um espaço de reflexão, leituras e discussões sobre os espaços que habitamos, territórios geográficos e simbólicos, imigração e fronteiras, trânsitos, pertencimento e ancestralidade.

Parceria

Em Curitiba o evento ocorre na Praça Santos Andrade e na Unidade Sesc Paço da Liberdade e é promovido em parceria com a Universidade Federal do Paraná e Editora UFPR, que neste ano celebra a vigésima edição da feira. A Semana Literária também conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Academia Paranaense de Letras.

Além de Curitiba, a Semana Literária e Feira do Livro será realizada em Apucarana, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Livrarias e editoras

Por meio de editais, o Sesc Paraná selecionou livrarias e distribuidoras de livros que comercializarão livros com descontos de no mínimo 20% sobre o valor de capa. Com isso, o Sesc contribui com o mercado livreiro, com a formação de leitores, com a popularização do livro e com a divulgação da produção literária.

Lançamentos

Pelo sétimo ano consecutivo, o Sesc PR lança durante a Semana Literária a Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital. Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. “Dez autores aceitaram o desafio de alargarem o olhar para os mais diversos elementos que formam a cultura do nosso estado e produzirem contos voltados ao público infantil. Pela literatura, o Sesc Paraná convida o leitor a conhecer e viajar pelo nosso estado, ampliar o conhecimento sobre sua paisagem, seu povo, cidades, costumes, tradições, e a perceber que o Paraná, nossa cultura  e identidade vão muito além do pinhão, da erva-mate e da gralha azul. Somos multiculturais”, salienta Sextos.

Em breve, programação completa.