Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Competições Esportivas
Esporte e Lazer: Competições Esportivas

Sesc PR sedia 1º Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica de Jovens

Atletas paralímpicos de 15 estados brasileiros participarão do 1º Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica de Jovens, que será realizada pelo Sesc Paraná e Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), nos dias 24 a 28 de maio, no Sesc Portão, em Curitiba. Mais de 40 atletas, com idades entre 13 e 20 anos, estão inscritos para o campeonato, que será aberto ao público.

A abertura do evento será às 15h no dia 24; com apresentação de fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Felicidade, dança de pessoas cadeirantes da Companhia de Dança Guerreiros e partida de apresentação para dar início aos jogos. Entre os dias 25 a 28, os jogos começam a partir das 8h30 e no último dia serão realizadas as finais de cada categoria com entrega de troféus para equipes vencedoras e medalhas para os atletas, até a terceira colocação.

O campeonato é uma das etapas para definir o elenco que vai compor a Seleção Brasileira Paralímpica para os Jogos Parapan-Americanos da Juventude, que será realizado em Bogotá (Colômbia) em novembro deste ano.

Bocha Paralímpica

Considerado um jogo de estratégia, a bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo e está presente em mais de 50 países, sendo praticado no Brasil desde 1970. Pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente. Além de atletas com paralisia cerebral, também podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado.

Os atletas usam cadeiras de rodas e têm o objetivo de lançar 12 bolas coloridas (azul e vermelha) o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). É permitido usar as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes no caso dos atletas com maior comprometimento. O esporte exige habilidade e eficiência, além, é claro, das técnicas e táticas adequadas dos atletas para vencer a disputa.

Categorias

A competição é dividida por categorias. BC1: Destinada apenas para atletas com paralisia cerebral, que podem jogar com as mãos ou com os pés e podem ter um auxiliar para entregar a bola. BC2: O atleta apresenta quadro de paralisia cerebral, mas nesta classe nenhum auxiliar é permitido. Um suporte ou cesto para bola pode ser adaptado. BC3: É o atleta com maior grau de comprometimento motor. Neste caso, ele é assistido por alguém, que tem a função de direcionar a calha seguindo exatamente as indicações do jogador. BC4: Atletas que são diagnosticados com condições de origem não cerebral central. Os jogadores nesta classe apresentam disfunção locomotora grave de todas as quatro extremidades, além de controle do tronco. Eles podem demonstrar destreza suficiente para jogar a bola na quadra e não são elegíveis para assistência.

Jogos Paralímpicos

As conquistas brasileiras nos Jogos Paralímpicos tiveram início com uma modalidade que, apesar de não continuar no programa paralímpico, é conhecida como uma espécie de bocha na grama. Foi no lawn bowls que Luiz Carlos da Costa e Robson Sampaio de Almeida faturaram a primeira medalha brasileira nos Jogos, com uma prata na disputa em duplas, em Toronto-1976. Na bocha atual, o Brasil também é destaque. Já são nove medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e duas de bronze, todas conquistadas nas edições de Pequim-2008 (2 ouros e 1 bronze), Londres-2012 (3 ouros e 1 bronze) e do Rio-2016 (1 ouro e 1 prata). O paranaense Eliseu dos Santos teve grande contribuição para os resultados brasileiros nos jogos realizados em Pequim, Londres e Rio de Janeiro.

Bocha no Sesc PR

Em outubro de 2021 o Sesc Paraná promoveu a seletiva paranaense de Bocha Paralímpica em parceria com a ANDE, órgão regulador da modalidade no Brasil. Participaram da competição 17 atletas paranaenses. Confira neste link a matéria completa sobre essa seletiva.

Serviço

1º Campeonato de Bocha Paralímpica

Quando: De 24 a 28 de maio

Local: Sesc Portão

Hora: abertura às 15h no dia 24. De 25 a 28, a partir das 8h30

Aberto ao público