Sesc PR
Paraná

Tratamento de Canal

A endodontia é uma especialidade odontológica que se dedica a prevenir, diagnosticar e tratar as doenças bucais que acometem a parte mais interna do dente (nervo), a polpa, bem como os tecidos relacionados (periapicais), objetivando a manutenção do dente na boca. O tratamento mais realizado por essa especialidade é o tratamento endodôntico ou popularmente conhecido como tratamento de canal.

O motivo mais comum para que haja necessidade do tratamento de canal é quando a cárie dentária está tão avançada que alcançou a polpa. Essa situação, na maioria das vezes, causa uma inflamação do tecido que provoca dor espontânea e latejante, que não cessa com uso de analgésicos convencionais.

A partir do diagnóstico da necessidade do tratamento de canal, o cirurgião-dentista irá atuar de modo a controlar a dor e posteriormente dar sequência ao tratamento. As etapas subsequentes incluem a limpeza e desinfecção dos condutos/canais radiculares com soluções e instrumentais específicos e posterior selamento dos canais (obturação) com um material biocompatível que visa impossibilitar a entrada de bactérias e nova contaminação no conduto radicular.

Muitos são os relatos de pessoas que dizem que o tratamento de canal dói, porém esta situação dependerá de cada caso, considerando a situação do nervo do dente no momento do tratamento de canal, se estiver inflamado, infeccionado ou em necrose (sem vitalidade). Por esse motivo é de extrema importância realizar consultas preventivas com o cirurgião-dentista, para que seja possível o diagnóstico de qualquer doença bucal no início, sem que o quadro se agrave.

Marque uma avaliação na Clínica Sesc PR mais próxima de você!