Sesc PR
Paraná

2ª Maratona Solidária Sesc PR é um incentivo para corredores e futuros atletas

Inscrições para a prova serão feitas mediante a doação de um par de tênis esportivo, que serão destinados a crianças e adolescentes do projeto Aprender & Jogar de todo o estado

O Sesc PR faz um convite aos corredores e atletas admiradores da tradicional Maratona Internacional de Foz do Iguaçu: o de correr por uma criança. Esse é o objetivo da 2ª edição da Maratona Solidária Sesc PR – uma iniciativa que une compromissos da entidade: a promoção da saúde por meio do esporte, além do estímulo à iniciação esportiva e à solidariedade.

A prova dos 42km de uma maratona poderão ser completados de forma individual, em duplas, quartetos ou octetos, em até sete dias. Cada atleta opta pela distância que está disposto a correr de 26 de setembro até 2 de outubro de 2021. Após a corrida, o participante ou grupo pode registrar o seu tempo para validação do resultado.

Na 2ª edição da Maratona Solidária do Sesc PR, ao invés de as inscrições contarem com valores em dinheiro a serem pagos pelos inscritos, os participantes doarão tênis novos esportivos a serem destinados às crianças integrantes do Aprender e Jogar – projeto social de iniciação esportiva do Sesc PR.

As inscrições darão direito a um kit exclusivo da prova, contendo camiseta biodegradável, sacola térmica e bandana, além da medalha de maratonista solidário. As inscrições podem ser feitas pelo site, mediante preenchimento dos dados e declaração de ciência da importância de uma avaliação médica prévia.

A retirada dos kits e entrega das doações poderão ser feitas em qualquer unidade do Sesc PR, mediante agendamento prévio. Consulte a unidade mais próxima pelo site.

Entenda como serão as doações:

O número de pares doados pelos corredores varia de acordo com o tamanho da equipe:

  • Prova individual: 1 par de tênis;
  • Prova em duplas: 1 par de tênis;
  • Prova em quartetos: 2 pares de tênis;
  • Prova em octetos: 4 pares de tênis;

Destinação das doações

Os tênis arrecadados serão doados aos alunos do Aprender & Jogar, programa social de iniciação esportiva do Sesc Paraná para crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos, realizado em todo o estado desde 2013.

Por meio de ações esportivas e recreativas, o Aprender & Jogar ensina esporte, estimula o gosto pela atividade física e contribui para o crescimento físico, mental e social dos alunos.

Além das aulas duas vezes na semana, o programa organiza eventos esportivos e recreativos, festivais, torneios e passeios culturais, promovendo a integração, experiências e vivências significativas no desenvolvimento das crianças e adolescentes em 29 municípios, com mais de cinco mil vagas em todo o estado. As atividades são gratuitas e os alunos recebem lanches em todas as aulas, além da camiseta do uniforme no momento da matrícula.

As crianças e adolescentes atendidos são oriundos de famílias com renda mensal de até três salários mínimos, estudantes de escolas públicas ou com bolsa integral em escolas particulares.

Em Curitiba e Almirante Tamandaré, o programa é desenvolvido em parceria com as Prefeituras e é realizado em 16 praças e parques públicos localizados em regiões de vulnerabilidade social. Nos demais municípios, as atividades acontecem na própria unidade do Sesc ou nas dependências das Escolas Municipais parceiras do projeto.

O Aprender & Jogar também estimula o crescimento profissional dos alunos: muitos se tornaram aprendizes nas unidades do Sesc por meio do programa esportivo.

Histórico

Em 2020, a Maratona Solidária teve como proposta a arrecadação de alimentos para o Programa Mesa Brasil Sesc PR, buscando amenizar os impactos da pandemia na vida das pessoas em vulnerabilidade social do estado. O evento arrecadou 56 toneladas de alimentos, que foram direcionados às instituições cadastradas ao Programa.

O gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves, reforça que a edição deste ano da Maratona Solidária tem como objetivo estimular a solidariedade dos participantes por meio da competição esportiva e despertar nas crianças atendidas a esperança de uma vida mais saudável por meio do esporte.

“Como as atividades práticas do Aprender & Jogar foram suspensas em março de 2020, os alunos tiveram suas rotinas alteradas, passando quase todo o tempo dentro de casa, sem as aulas regulares da escola, as atividades esportivas, e contato com os amigos e professores. Com o retorno gradativo das ações presenciais, foram identificadas as necessidades com relação à vestimenta e acessórios para a prática de esportes. Após tanto tempo ‘parados’, aqueles tênis esportivos já não servem mais e muitos alunos têm ido às aulas do projeto descalços ou de chinelos, o que atrapalha a realização das atividades. Por isso pensamos no mote dessa mobilização: corra por uma criança ”, observa o gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR.

O evento recebe o apoio da RPC.

Inscrição e mais informações AQUI.