Sesc PR
Paraná
Cultura: Música
Cultura: Música

Sesc PR difunde festa junina pela internet durante live

A festa junina deste ano foi diferente, mas não menos animada. No sábado (5) o Sesc PR promoveu a live do Paraná Junino com a Quadrilha do Zelopin Amarelo, em seu canal no Youtube e nas páginas do Instagram e Facebook. A transmissão ao vivo pelo Youtube registrou quase quatro mil visualizações, com pico simultâneo de 518 pessoas, ficando na maior parte da live acima dos 400 espectadores – um público diverso, que interagiu durante 1h40 minutos.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, foi o primeiro a aparecer na live, contando sobre a ideia de promover o Paraná Junino no estado: fazer um resgate da cultura popular e das festas juninas. Infelizmente em função da pandemia não é possível fazer isso com a presença de milhares de pessoas, em várias cidades do nosso Paraná simultaneamente. Dessa vez vamos fazer pelo Youtube. Uma homenagem a todos aqueles que gostam de uma festa e que possam lembrar de tudo aquilo que podemos fazer no mês de junho”, enfatizou.

Na sequência a banda Zelopin Amarelo, formada pelos músicos Marco Antonio Martins Neves (violão e vocal), Renata Figueiredo de Sousa (baixo e vocal) e Egno Zanelli Veschi (sanfona) promoveu um verdadeiro baile, acompanhados por Douglas Las Casas Gonçalves Jr. (bateria), com músicas típicas de festa junina, além de forró e sertanejo. Ritos da quadrilha também foram encenados pelos orientadores de atividades do Sesc PR, Carlos Debernyj e Fernanda Friedemann. A apresentação foi feita pelo analista do Sesc PR, Lucas Azevedo.

Considerada a banda mais completa de festas juninas do país, a Zelopin Amarelo iniciou oficialmente no ano de 2004. A necessidade de uma banda para festas juninas e festas sertanejas estava cada vez maior em São Paulo e arredores, o que fez com que a banda fosse criada especialmente para atender esse crescente mercado. “O interesse em festa junina surgiu em decorrência da grandeza da festa, da abrangência social que essa festa alcança, em todas as regiões do país, e, desde o condomínio mais nobre até a comunidade mais humilde se festeja o mês junino”, pontua o músico Egno Zanelli Veschi.

Para quem não conseguiu assistir à live, o vídeo está disponível no canal do Sesc Pr no Youtube. “A festa junina é a cara do Brasil. Tradição, fé, dança e festa. Para nós é uma alegria poder contar e cantar um pedacinho nossa história. Ainda bem que hoje temos essa facilidade da internet para continuarmos a levar leveza e felicidade ao coração das pessoas em momentos tão difíceis”, completou Renata Figueiredo de Souza.

Para acessar o vídeo clique aqui.

Programação nas unidades

A programação temática do Paraná Junino continua e é ofertada nas unidades do Sesc PR no estado e pela internet. São oficinas, brincadeiras tradicionais, degustação de iguarias típicas, contação de histórias, cardápio especial nos restaurantes e lanchonetes das unidades, além de decoração junina. Confira a programação completa aqui.