Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde
Saúde e Alimentação: Dicas de Saúde

Paraná Junino – Perigo de queimaduras nos festejos juninos

O Paraná Junino está com uma programação incrível pra curtir esse clima de festa típico da época. Porém, nessa época também ocorre o aumento dos casos de queimaduras causadas por acidentes com fogueiras, fogos de artifício e balões.

Para evitar acidentes dessa natureza deve-se tomar cuidado ao acender a fogueira e ser cauteloso na hora de comprar e soltar fogos de artifício.

  • Respeitar uma distância mínima de 50 metros da vegetação e não as acender embaixo ou próximo da rede elétrica
  • Limpar o local onde será feita a fogueira e colocar areia entre o solo e troncos
  • Evitar brincadeiras perto de fogueiras
  • Redobrar o cuidado com as crianças

Soltar balões é crime!

Além de ocasionar problemas aéreos, os balões podem acabar gerando outras ocorrências gravíssimas como incêndio em casas ou vegetação. Em casos de acidente, a recomendação é de abafar o local, jogar água ou rolar no chão.

Depois de apagada a chama (ou em ausência dela), é necessário resfriar o local queimado com água, proteger com pano limpo e procurar o hospital mais próximo ou ligar para o serviço de emergência (192 do SAMU ou 193 Corpo de Bombeiros).

Os acidentes com fogos de artifício, muitas vezes, além da queimadura, causam laceração. Nesses casos, é necessário proteger o local se houver sangramento, fazer a compressão e procurar o hospital rapidamente. Não é aconselhado colocar produtos caseiros ou qualquer medicamento sem prescrição médica.

Evite acidentes! Festeje com alegria, segurança e respeito!