Sesc PR
Paraná
Ação Social: Nutrição
Ação Social: Nutrição

Horta doméstica: alternativa econômica e sustentável

Quando se pensa em ter uma horta em casa, a primeira imagem que vem à cabeça é a necessidade de ter espaço, não é mesmo?

Porém, diferente disso, ter um amplo local não é um requisito essencial para essa atividade, que além de prazerosa, pode trazer economia e benefícios nutricionais à quem consome os alimentos cultivados de forma caseira.

O importante é destinar um espacinho em sua casa ou apartamento, que pode ser interno ou externo, adotando cuidados como acesso a animais, e informando-se sobre os tipos de plantas e cuidados específicos.

Existe uma grande variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos que podem ser plantadas em casa, portanto para definição é importante levar em consideração o espaço disponível, as preferências e cuidados necessários a cada espécie.

Dicas de Plantio

Direto na terra: ideal para quem tem quintal amplo, nesse modelo tradicional as sementes ou mudas são plantadas direto na terra.

Vasos: s são alternativas práticas tanto para quem mora em casa quanto em apartamento, com várias opções de tamanhos, materiais, formatos e cores.

Embalagens recicladas: garrafas pet, latas de refrigerante ou alimentos, caixas de leite, potes de vidro. É uma saída barata, rápida e sustentável.

Floreiras: oferecendo um bom espaço, as floreiras são ótimas para uma horta compacta em pequenos espaços.

Caixas de madeira: espaçosos e baratos, caixotes de madeira e palets podem ser boas escolhas.

Horta vertical: ideal para quem mora em apartamento, esse modelo consiste em montar a horta aproveitando espaços próximos a paredes. A horta vertical pode ser plantada em vasos, embalagens recicladas, estruturas de madeira e sapateiras.

Materiais necessários

Vasos ou outro recipiente;

Pedras ou cacos de telha;

Cascas, argila de drenagem, ou manta para não deixar água acumulada nas raízes;

Substrato pronto, ou terra com adubo orgânico;

Muda de plantas da sua escolha;

Utensílio para plantio (pá de jardinagem);

Borrifador de água para os primeiros dias após o plantio;

Passo a passo

Primeiramente colocar pedra no fundo do recipiente, e em seguida, as cascas ou outro meio de drenagem, incluindo também uma porção da terra adubada.

Adicionar a planta (muda) e preencher o recipiente com o restante da terra, firmando bem a planta. Borrifar um pouco de água e aguar uma vez ao dia ou conforme indicação da espécie.

Montar a sua horta em um local arejado, com incidência solar indireta, preferencialmente.

Com estas dicas, você poderá ter uma diversidade de plantas alimentícias para atender sua família.