Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

Dia do Consumo Consciente – 15 de outubro

Você sabia que o combate ao desperdício de alimentos contribui com a economia de recursos como a água?

Em tempos de estiagem, uma grande preocupação permeia nossas ações com relação ao consumo consciente, seja no dia a dia ou em grandes ações como a produção dos alimentos, por exemplo.

O que é o consumo consciente?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a humanidade consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.

Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que e de quem comprar, bem como definir a maneira de usar e descartar materiais e produtos, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente.

 Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Qual a relação do combate ao desperdício dos alimentos e a utilização da água como recurso?

A água é um recurso de grande importância para todos os setores da sociedade e atender a todos os usos e usuários requer um trabalho coordenado de planejamento e gestão de recursos hídricos. Não se pode pensar em segurança alimentar dissociada da segurança hídrica, pois para produzir alimentos uma quantidade de água deve ser mobilizada. (EMBRAPA)

O desperdício de alimentos também se reflete nos recursos hídricos. Estima-se que para cada quilo de alimento produzido é necessária uma quantidade expressiva de água, a exemplo:

Nesta relação produção de alimentos x água, quanto menor a quantidade de alimentos descartados, menor será o desperdício de recursos como solo e água.

                Portanto, combata o desperdício de alimentos e realize o consumo consciente!