Sesc PR
Paraná
Ação Social: Mesa Brasil
Ação Social: Mesa Brasil

A questão da fome e da insegurança alimentar no Brasil

A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas. Ou seja, a fome significa a situação em que uma pessoa fica, durante um período prolongado, carente de alimentos que lhe forneçam as calorias (energia) e os elementos nutritivos necessários à vida e à saúde do seu organismo.

O pressuposto é que a insuficiência de renda constitui o principal fator que leva as pessoas a não ingerir alimentos na quantidade adequada, definindo-se uma linha de pobreza abaixo da qual a renda seria inadequada para suprir as necessidades básicas – entre as quais a alimentação.

As consequências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças. A desnutrição, principalmente devido à falta de alimentos energéticos e proteínas, aumenta nas populações afetadas e faz crescer a taxa de mortalidade, em parte pela fome e, também, pela perda da capacidade de combater as infecções.

O acirramento das violações e o desrespeito aos direitos sociais, ambientais e econômicos no Brasil coloca o país cada vez mais distante do caminho do desenvolvimento sustentável. É o que mostra o III Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, lançado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030), em 2019.

De acordo com o mencionado relatório, “Temos 15 milhões de pessoas em extrema pobreza, 55 milhões de pobres, 34 milhões sem acesso à água tratada, mais de 100 milhões sem serviço de coleta de esgoto e quase 600 mil domicílios sem energia elétrica. O cenário é tenso, com desemprego alto (13 milhões de pessoas) e persistente”, resume o relatório.

Estimativas da ONU indicam que das cento e oito milhões de pessoas que convivem diariamente com a fome no mundo, pelo menos nove milhões estão no Brasil. Dentre elas, cerca de sete milhões não têm sequer perspectiva de quando será sua próxima refeição, ao passo que as demais estão em lares em que para que alguns comam, outros deixarão de comer. Por outro lado a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alerta que aquilo que é desperdiçado diariamente seria suficiente para alimentar não apenas essas pessoas, mas também aqueles que têm pouco acesso à comida e estão em estado de subnutrição. A FAO estima que um terço de todos os alimentos produzidos no mundo sejam jogados fora, ainda em boas condições para consumo, montante suficiente para alimentar pelo menos 800 milhões de pessoas.

Programa Mesa Brasil

O Brasil tem centenas de ações de entidades voltadas ao combate à fome, de todo tipo, dentre elas está o Programa Mesa Brasil Sesc. O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR possui em seu portfólio de ações, o Programa Mesa Brasil, que redistribui alimentos e produtos de higiene e limpeza às instituições sociais que realizam atendimentos ao público em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Implantado no Sesc Paraná em 2003, já beneficiou nestes 17 anos, anualmente, mais de 150.000 pessoas cadastradas em mais de 800 instituições em 82 municípios no estado. Na proposta do Programa incide também um trabalho de solidariedade humanitária, de enfrentamento da situação e afirmação da responsabilidade de todos diante do atual cenário de insegurança alimentar da população economicamente vulnerável.

Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome, exige de cada um de nós o engajamento pessoal e comunitário, para que seja possível oferecer condições para que o indivíduo tenha possibilidade de se auto-sustentar.