Sesc PR
Paraná
Educação: Educação Infantil
Educação: Educação Infantil

Sesc Educação Infantil realiza evento de encerramento do ano letivo

Na tarde do último sábado (23), familiares, professores e alunos participaram, no Teatro do Sesc da Esquina, do evento de encerramento do ano letivo da unidade Sesc Educação Infantil, em Curitiba.

Baseados nas vivências e nos projetos desenvolvidos ao longo do ano, os alunos apresentaram o espetáculo baseado no conto A Maior Flor do Mundo, do escritor português José Saramago.

Na obra, Saramago transforma-se em personagem, conversa a todo o tempo com o leitor e conta a história de um menino e sua jornada para salvar uma flor. “O tema da preservação ambiental e de métodos sustentáveis foram trabalhamos durante todo o ano na nossa unidade de educação infantil. No encerramento deste ciclo, quisemos falar um pouco sobre aquilo que pesquisamos com os alunos e emprestamos as palavras de José Saramago. O texto fala de um menino que junta as mãos, pega água de um rio e rega uma flor de gotinha em gotinha, até fazer com que esta flor se salve. É uma metáfora da terra”, conta a professora Larissa Fischer Lopes.

Para a Gerente Executiva do Sesc Educação Infantil, Marilda Kochan Ribas de Oliveira, todos os temas trabalhados na unidade surgem do interesse das crianças. “Neste evento mostramos um pouco dos diversos projetos na área, do interesse pelo meio ambiente, como podemos cuidar da nossa casa e do nosso planeta. Pode ser que façamos coisas muito simples, mas elas já entendem que de gotinha em gotinha se forma um oceano. As famílias também têm uma participação muito importante e nós temos esta grande parceria: família e escola falando a mesma linguagem. Construindo atitudes, valores, solidariedade, desapego, tudo isso vai construindo um ser humano melhor.”

Entre as diversas atividades que o Sesc promove na área educacional, a Educação Infantil prima pelo desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade. “A proposta pedagógica da Educação Infantil no Sesc está focada na valorização do ser criança, na construção da sua autonomia, em aprender brincando e a viver o tempo da escola em ambiente de infância. Esta atividade nos cativa, porque desde pequenos colocamos nas crianças o sentimento de amor uns aos outros, desenvolvimento cognitivo, lúdico nessas crianças”, avalia o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

Hoje, a Educação Infantil do Sesc PR é ofertada em 16 unidades  no Paraná.

As fotos do evento estão disponíveis AQUI.