Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Jogos Comerciários
Esporte e Lazer: Jogos Comerciários

Jogos Comerciários do Paraná 2019 define campeões no litoral do estado

As baixas temperaturas registradas no fim de semana não foram empecilho para os 120 atletas que desceram ao litoral do estado para as partidas decisivas da 15ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná. Realizada no Sesc Caiobá, a fase final da competição ocorreu no sábado (3), consagrando os campeões estaduais, após passar pelas fases municipais e regionais.

Delegações de 16 cidades chegaram a Matinhos para as partidas na sexta-feira (2). Os atletas da classe comerciária tiveram um bônus nesta edição, a oportunidade de levar acompanhantes a um preço especial. “Esse ano retomamos com as finais no Sesc Caiobá. Por ser a fase final, liberamos para que esses comerciários trouxesse seus dependentes. Com isso o hotel teve lotação, essas pessoas puderam conhecer o nosso centro de turismo e lazer e poderão disseminar a qualidade do nosso serviço,   além de aumentar a torcida durante a competição e o jogo ficar mais emocionante”, enfatizou o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, durante a abertura da 15ª edição dos Jogos Comerciários do Paraná, na manhã de sábado (3).

Além de Sextos, a cerimônia de abertura também contou com a presença do secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Esporte de Matinhos, Ivo Hauer – representando o prefeito, Ruy Hauer; do diretor de Esporte, Lazer e Saúde do Sesc PR, Marcus Vinicius de Mello; do gerente de Esporte e Lazer do Sesc PR, Lucas Chaves; do gerente de Turismo do Sesc PR,  Giovanni Bagatini, e do gerente executivo do Sesc Caiobá, Adalberto Carneiro, que desejaram boas-vindas e sorte aos atletas. “Eventos como esse sempre são muito bem-vindos, principalmente na baixa temporada. Por isso procuramos sempre incentivar iniciativas como essa que movimentam o turismo, a gastronomia e o comércio local”, pontuou o secretário de Matinhos, Ivo Hauer.

Após a abertura ocorreu o congresso técnico, quando foram repassadas informações específicas de cada uma das oito modalidades que fazem parte dos Jogos Comerciários do Paraná: Futsal Masculino e Feminino, Futebol em grama Sintética Masculino, Basquete Masculino, Voleibol Feminino, Xadrez, Truco, Vôlei de Praia Masculino e Feminino e Tênis de Mesa Masculino e Feminino.

Às 14h30, iniciaram os torneios de Truco, Xadrez e Tênis de Mesa no Sesc Caiobá. No ginásio da unidade, o Voleibol Feminino entrou em cena e, não muito longe dali, na quadra de areia da Associação da Caixa Econômica Federal no município, as partidas de Vôlei de Praia. Mais tarde foi a vez dos times de Futebol em Grama Sintética entrarem na quadra do Sesc e os gigantes do Basquete Masculino ganharam o Ginásio. Para fechar a programação com emoção, os jogos de Futsal Feminino e, na sequência, o Masculino.

Todas as premiações ocorreram no Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá entre uma partida e outra. Os campeões levaram para casa medalhas, troféus e boas recordações. A exemplo da primeira campeã do dia, Maria Vitória Sanches Santos, de 15 anos, que levou a melhor no Tênis de Mesa. “Essa é a minha primeira vez nos Jogos Comerciários. Eu gostei muito de participar, fiz muitas amizades aqui e em todas as fases da competição. Eu nem acreditava que iria vencer, então estou bem feliz”, declarou a atleta que representou a delegação de Santo Antônio da Platina.

Fases

Neste ano, 3.300 pessoas se inscreveram para os Jogos Comerciários do Paraná. A primeira fase foi realizada de março a junho nas 26 cidades que contam com unidades de serviço do Sesc PR. Os campeões de cada cidade seguiram para as disputas da pré 2ª fase, realizada no dia 6 de julho, em 13 cidades do estado: Apucarana, Jacarezinho, Curitiba, Matinhos, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, União da Vitória, Pato Branco, Paranavaí, Londrina e Campo Mourão, contando com 1.500 participantes.   Os vencedores da fase regional disputaram nos dia 20 e 21 de julho, em Guarapuava e Londrina, a fase classificatória, totalizando 600 participações. De lá, 120 foram classificados e disputaram a terceira e última fase da competição em Matinhos.

O objetivo dos Jogos Comerciários do Paraná é ampliar o acesso ao esporte, estimular aspectos sociais e éticos, despertar valores construtivos como o companheirismo, cooperação, superação e o autocontrole no sentido do respeito ao adversário e à organização.

Confira o resultado dos vencedores da fase final dos Jogos Comerciários do Paraná 2019: 

Voleibol Feminino

14h30 – Medianeira 1 x 2 Francisco Beltrão

1º Lugar: Francisco Beltrão

2º Lugar: Medianeira

Basquetebol

15h30 – Curitiba 76 x 62 Sto. Antônio da Platina

1º Lugar: Curitiba

2º Lugar: Sto. Antônio da Platina

Futsal Feminino

16h30 – Rio Negro 2 x 3 Foz do Iguaçu

1º Lugar: Foz do Iguaçu

2º Lugar: Rio Negro

Futsal Masculino

17h30 – Francisco Beltrão 2 x 5 Paranavaí

1º Lugar: Paranavaí

2º Lugar: Francisco Beltrão

Futebol Sintético

15h30 – Palmas 4 x 2 Cornélio Procópio

1º Lugar: Palmas

2º Lugar: Cornélio Procópio

Truco

14h30 – Guarapuava (Fernando e Wilerson) 1 x 2 Paranavaí (Jesus Carlos e Luiz Carlos)

1º Lugar: Paranavaí (Jesus Carlos e Luiz Carlos)

2º Lugar: Guarapuava (Fernando e Wilerson)

Vôlei de Praia M/F

14h30

Feminino: Curitiba (Rosemeri e Letícia) 2 x 1 Toledo (Helena e Camila)

1º Lugar: Curitiba (Rosemeri e Letícia)

2º Lugar: Toledo (Helena e Camila)

Masculino: Paranaguá (Murilo e Leonardo) 0 x 2 Paranavaí (Vinícius e Douglas)

1º Lugar: Paranavaí (Vinícius e Douglas)

2º Lugar: Paranaguá (Murilo e Leonardo)

Tênis de Mesa M/F

14h30

Feminino: Francisco Beltrão x Santo Antônio da Platina

Masculino: Ivaiporã (Elder Santos) 3 x 1 Londrina (Dolglas Gimenez)

1º Lugar: Ivaiporã (Elder Santos)

2º Lugar: Londrina (Dolglas Gimenez)

Xadrez Absoluto

14h30

Masculino

1º Lugar – Ponta Grossa (Leonardo Borges)

Feminino

1º Lugar: Francisco Beltrão (Milena Kunz)

2º Lugar: Apucarana (Bianca Furlan)

Confira as fotos da fase final.