Sesc PR
Paraná
Teatro
Teatro

Palco Giratório 2025

Projeto chega a sua 27ª edição

Desde 1998, o Palco Giratório se firma como um dos mais potentes projetos de circulação, intercâmbio e formação de plateias do país. Reconhecido por sua abrangência e pela capacidade de levar ao público o que há de mais pulsante nas Artes Cênicas brasileiras, o projeto transforma a cena cultural nacional ao colocar em movimento espetáculos de múltiplos gêneros e sotaques, atravessando o país com poesia, crítica, encantamento e pertencimento.

Mais que um festival de apresentações, o Palco Giratório é um território de encontros. A cada edição, artistas, plateias e comunidades se conectam em uma programação ampla e descentralizada, composta por espetáculos, oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras. São ações que promovem a troca de experiências entre artistas locais e visitantes, valorizando a diversidade cultural brasileira e gerando oportunidades de trabalho e visibilidade a profissionais das mais variadas regiões.

A curadoria coletiva, formada por técnicos do Sesc de todo o país, assegura a pluralidade das expressões cênicas. Em 2025, 16 grupos compõem a programação nacional, trazendo ao público propostas que vão do humor à poesia, do teatro à dança, da performance ao universo infantil, com destaque para o circo. Os temas abordam as raízes dos povos ancestrais, espiritualidade, relações familiares, inclusão social e os desafios contemporâneos, revelando a potência política e transformadora da arte.

Este ano, o circo ganha lugar de honra como linguagem homenageada, representado pela força e sensibilidade da Escola Pernambucana de Circo e de sua fundadora, Fátima Pontes — atriz, pesquisadora, dramaturga e referência nacional na arte circense. Há 27 anos à frente da companhia, Fátima é protagonista de uma história que impacta a juventude das periferias do Recife e reverbera em todo o país.

A Trupe Circus, grupo vinculado à Escola, estreia em Maringá no dia 3 de outubro, no palco do Teatro do Sesc, com o espetáculo “Circo Science”. A montagem é uma vibrante homenagem a Chico Science e ao Movimento Manguebeat — expressão artística revolucionária que redefiniu a música brasileira nos anos 1990, misturando tradição e vanguarda com ritmo, crítica e identidade.

Ao realizar mais uma edição do Palco Giratório, o Sesc reafirma seu compromisso com uma sociedade mais justa, plural e democrática, reconhecendo e promovendo as múltiplas formas de existir, criar e viver no Brasil. Que a 27ª edição do projeto continue a produzir encontros que movam a arte em sua potência máxima de vida.