Objetivos
- Estimular a argumentação do aluno;
- Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
- Estimular o cérebro, desenvolvimento das habilidades cognitivas;
- Provocar a interação social;
- Aguçar a criatividade e a imaginação;
- Despertar o interesse pela resolução de problemas, a partir de uma perspectiva lúdica.
Desenvolvimento
Nesta oficina, produziremos peças retangulares numerados de 1 a 9.
Primeiro os alunos serão desafiados a resolver o Desafio do Triângulo Mágico. Organizar as peças (vamos utilizar de 1 a 6) no formato de um triângulo compondo 3 peças em cada lado, conforme instrução da orientadora, de tal forma que a soma de cada lado seja igual a nove, após concluir deverá realizar de tal maneira que as somas sejam 10, 11 e 12, respectivamente.
O próximo desafio utilizaremos as peças numeradas de um a nove. Os participantes serão desafiados a organizar as peças em duas fileiras (uma com 5 e outra com 4 tijolinhos), de tal forma que a soma dos dois de baixo resultem no que estará em cima.
Outra atividade proposta é o Desembaralhe. A orientadora apresentará algumas palavras embaralhadas e conforme suas dicas os participantes deverão desembaralhar e indicar a resposta.
Finalizando será realizando um quiz de raciocínio lógico, despertando a atenção/observação dos alunos.