Dandara era menina forte, guerreira! Quando criança gostava de fazer tudo o que dizem que os meninos podem fazer. Ela gostava de correr pela mata, subir nas árvores. Ela tinha os dedos da mão assim, igual ao seu, que é para subir nas árvores! Ela tinha o olho assim, igual ao seu. É, ao seu olho! Que é para ver de longe o perigo vindo! Ela tinha os pés assim, igualzinho ao meu, ao meu pé! Que é para correr mais rápido! Quando ficou moça virou guerreira.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita e livre para todas as idades. Recomenda-se chegar ao local com antecedência. Para turmas escolares, deve ser feito agendamento na Unidade Sesc.
Thainara Pereira é atriz graduada na Universidade Estadual de Londrina, em Artes Cênicas. Atualmente investiga os caminhos entre o teatro, o canto e a contação de histórias, unindo memórias pessoais, cantos e relatos de outras mulheres negras na construção do espetáculo “PRET(A)”. Faz parte da cia “Andanças das Histórias”, que investiga histórias populares brasileiras em formato de espetáculos teatrais e podcasts. Como performer integra o projeto “Por Elas”, que investiga a performance fotográfica, e a Cia Nua, na união da performance e teatro-dança. Integrou como atriz o espetáculo “O Caipira”, que uniu as linguagens do canto e do teatro popular, contando e cantando histórias inspiradas na cultura do interior paranaense. O projeto foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Londrina (Promic). Nas suas experiências no audiovisual estão os curtas-metragens “Senhora L”, “Cléo – A Rainha das Passarelas” com produção da Leste e realização da Kinoarte, e fez parte do núcleo de Cine/Dramaturgia Dramatika, oferecido pela produtora Kinopus, que finalizou o trabalho com o Curta “A Última Noite”. Como cantora Thainara integra o “Trio Maestra” trio de forró londrinense que dissemina os clássicos do forró pela cidade e região.