A oficina oferece uma exploração das técnicas alternativas de revelação de película 35 mm, abordando processos experimentais em preto e branco. Por meio de uma abordagem prática e teórica, os participantes aprenderão métodos sustentáveis de revelação, como ecorrevelação com insumos naturais (ervas, flores, frutas e café), além de técnicas que possibilitam a manipulação criativa da imagem cinematográfica.
Além disso, serão discutidos aspectos históricos e estéticos do cinema experimental em película, incentivando a pesquisa e a criação artística.
Ao final, os participantes terão adquirido experiência na revelação artesanal de filmes 35 mm e compreenderão como adaptar essas técnicas para diferentes contextos criativos e ambientais.
Lígia Teixeira é uma artista e cineasta experimental curitibana, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). É idealizadora, diretora artística e curadora do festival Pan-cinema – Festival Internacional de Cinema experimental de Curitiba e do Lab Solar – Laboratório de experimentação e revelação de filmes super 8 mm e 16 mm. Em 2024, recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná pela prática e promoção da arte e incentivo à cultura no Estado. Seu trabalho e pesquisa focam no cinema experimental e na película cinematográfica, o cinema de arquivo e o cinema found footage. É professora de cinema no Lab Solar e no laboratório de revelação de filmes do Museu da Fotografia (Curitiba) e já ministrou aulas na Unespar, para a graduação em Cinema e Audiovisual e o mestrado em Cinema e Artes do Vídeo. Como realizadora, seus filmes passaram por renomados espaços e festivais como o Mono no Aware (Nova York), Festival Dobra (Rio de Janeiro), Festival Internacional de Apropiación Audiovisual (Lima), Cámara Lúcida (Cuenca), Image Forum (Tóquio), entre outros. Suas obras já circularam pela Bienal de Arte de Curitiba, MIS Florianópolis, MAM SP e MAM RJ.