Sesc PR
Paraná
Literatura
Literatura

Memória e Reinvenção do Passado, com Julián Fuks

Bate-papo com mediação de Ricardo Dalai

12
Gratuito

O projeto Café com Quê? promove um bate-papo com o escritor Julián Fuks, abrindo oficialmente o ciclo de debates do projeto em 2023.

Vamos pensar sobre a ideia de que a memória, como ficção, nos possibilita reinventar o passado. E como este passado é recriado a partir da nossa memória e da nossa resistência em aceitá-lo e acessá-lo.

No bate-papo com Ricardo Dalai, o autor falará sobre a abordagem da memória em sua obra e como a história que se mescla à ficção. Poderemos refletir sobre o papel da literatura em retratar e interferir na (re)construção da sociedade por meio de suas próprias narrativas e monumentos.

São temas que trazem contribuições valiosíssimas, pensando que a nossa relação com o mundo é, antes de tudo, uma construção, e que buscamos descortinar os equívocos e o silêncio imposto às relações do afeto e da compreensão. A obra de Julian Fuks tem sido apontada pelo poder de tocar as feridas sociais e revirar nosso passado, a fim de colocar a sociedade de frente com si mesma.

____________

Julián Fuks é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. É mestre em Literatura Hispano-americana pela mesma universidade, instituição onde se graduou em Jornalismo, e especialista em Estética e Teoria da Arte pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). É autor de “Romance: história de uma ideia” (Companhia das Letras, 2021), onde realiza uma revisão crítica do romance em seus supostos quatro séculos de existência. É também autor dos romances “A resistência” (Companhia das Letras, 2015), vencedor dos prêmios Jabuti, Saramago, Oceanos e Anna Seghers; e de “A ocupação” (Companhia das Letras, 2019), de “Procura do romance” (Record, 2011), e “Histórias de literatura e cegueira” (Record, 2007), todos finalistas dos principais prêmios literários brasileiros. Em 2012, foi escolhido pela revista britânica Granta como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros. Foi repórter de literatura da Folha de S. Paulo e colaborador das revistas Entrelivros e Cult. Atualmente, é colunista do portal UOL. Seus livros já foram traduzidos para dez línguas e publicados em diversos países.

Ricardo Dalai é doutor em Estudos literários pela UEL, com pesquisas nos campos da dramaturgia e autoficção. Além de professor, é escritor, poeta e dramaturgo, tendo recebido seu primeiro prêmio literário em 2005, aos 21 anos. Publicou contos, crônicas e poemas em antologias e livros didáticos. Em 2022 lançou seu primeiro romance: Trinta e três (Editora Patuá).

Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]