Maurício Ribas viveu durante 5 anos na região do conflito da guerra da Ucrânia e em seu primeiro romance mistura ficção e realidade levando os leitores para dentro da guerra que já dura mais de 1000 dias.
Em Glória aos Heróis – Um romance em meio à guerra da Ucrânia – Editora Ipê das Letras, os leitores se deparam com André Katyuk Richter, um brasileiro de 29 anos que abandona a carreira militar após um conflito ideológico e se muda para a Estônia em busca de uma nova vida. Lá ele se apaixona por Maaria Saar, uma estoniana forte e independente, ativista dos Direitos Humanos. Eclode a guerra da Ucrânia, ele decide se alistar como voluntário. Dividido entre o amor por Maaria e seu desejo de lutar, André parte para a Ucrânia, onde enfrenta os horrores da guerra e a saudade de sua amada.
Sobre o autor:
O autor nasceu em Curitiba, Paraná, onde vive atualmente. Escritor, político, advogado, professor de Direito, cursou a Escola de Diplomacia da Estônia (Estonian School of Diplomacy), país onde viveu por cinco anos. Membro da Anistia Internacional e do ICAN (International Campaign to Abolish Nuclear Weapons) defende os Direitos Humanos, combate a proliferação de armas nucleares e luta pela sua abolição.