Objetivos
- Aprimorar a comunicação e expressões
- Estimular o raciocínio lógico e criatividade
- Motivar e melhorar o trabalho em equipe e a superação de desafios
Desenvolvimento
Comunicar-se por meio de expressões corporal, verbal, visual e matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, pensando nisso serão realizadas dinâmicas com os alunos.
1 Momento: Jogo da Memória Humano: Os participantes escolhem duas pessoas para saírem da sala, elas serão as jogadoras. Os demais formam duplas e cada uma deve escolher um sinal em comum para ambas serem o par no jogo da memória, assim que todas as duplas definirem seus pares entrarão em formação com todos de pé. Os jogadores devem acertar onde estão os pares, um de cada vez tem duas escolhas, errou ou acertou passa a vez para o próximo. Vence quem acertar mais duplas.
2 Momento: Desafio da Torre: Os participantes serão divididos em 4 grupos, cada um recebera um kit com folha sulfite, tesoura, régua, cola. O objetivo de todos é usar apenas esse material para construir uma torre. A torre maior vence o desafio.
3 Momento: A Bala do Momento: Cada aluno recebera 3 balas sortidas, será contado a história: Estamos em um avião (ou qualquer outro meio de transporte de sua preferência) fazendo uma longa viagem e infelizmente fomos informados que ocorreu um problema no motor da asa direita. Lamentamos informar, também, que o motor da asa esquerda acabou de dar pane. Só poderão ser salvas as pessoas que tiverem três balas do mesmo sabor na mão;
Neste momento, a orientadora apenas esperará para ver a reação do grupo.
Em geral as pessoas começam a correr e trocar suas balas. Às vezes, ocorre de algumas pessoas simplesmente não trocarem e sim arrancarem das mãos dos outros as balas que necessitam sem ao menos pedir licença.
Observado a forma como o grupo se comportou e será concluída a dinâmica pontuando:
Quem não pensou em ninguém, somente em si mesmo.
Quem demorou a tomar uma decisão. Não soube o que fazer a principio, ficou esperando a reação dos outros.
Quem procurou o que precisava, porém, também ajudou os outros.
4 Momento: Dinâmica da Ilha do Tesouro. Primeiramente, será posicionada uma folha de jornal aberta na extremidade da sala e colocado uma caixa de bombons em cima – essa será a “Ilha do Tesouro”.
Do outro lado, será aberta uma folha de jornal para cada dupla de participantes, uma ao lado da outra. Cada dupla deve permanecer em pé, em cima da sua folha de jornal, e precisa chegar até a “Ilha”, mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal. O jornal poderá ser movido, mas não pode ser rasgado ao meio.
Haverá um tempo máximo de 15 minutos para que a “Ilha” seja alcançada.
Se alguém colocar os pés no chão ou rasgar a folha, terá só mais um jornal para tentar, caso contrário será desclassificado da atividade. No fim todos ganharam chocolates.
O segredo dessa atividade é que só é possível chegar à “ilha” se uma dupla convidar a outra para subir em sua folha de jornal, e, depois, pegar a folha vazia e colocá-la adiante. E, assim, sucessivamente, até ambas alcançarem o prêmio.
Ao final, será conversado sobre a importância do trabalho em equipe e da criatividade para que um objetivo seja realmente alcançado. Salientar que não é possível atingir metas coletivas sozinho.
Materiais
- Balas, folha sulfite, tesoura, régua, cola e jornal, caixa de bombom.