As professoras e pesquisadoras Lucélia Canassa e Suely Leite trarão para o debate pesquisas recentes que apresentam novos olhares para os campos da representação de gêneros, abordando os estudos das masculinidades e da autoria feminina. Por meio os textos literários, podemos refletir sobre o que é padrão e hegemônico, mas também pensarmos outras possibilidades de representação do ser homem e de ser mulher na literatura.
_____________
Lucélia Canassa tem formação em Letras, com mestrado também na área de letras, pela Universidade Estadual de Londrina. Em sua pesquisa, defendeu a dissertação “Pais e filhos em contos de Luiz Vilela: as representações das masculinidades”, e, a partir disso, iniciou um processo constante de atuação em grupos de pesquisa, publicações acadêmicas e estudos das masculinidades na Literatura. Seus trabalhos foram publicados em diversas revistas acadêmicas, bem como premiado pela Rede Internacional de Estudos sobre Masculinidades (Riemasc).
Suely Leite é professora associada do Departamento de Letras da UEL com docência na área de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UEL, além de membro do GT da Anpoll “A mulher na Literatura”, dos grupos de pesquisa da Lafeb – Literatura de autoria feminina brasileira, pesquisando sobre o legado intelectual e a produção literária de autoria feminina na América Latina. Desenvolve e orienta pesquisas sobre estudos de gênero e autoria feminina.