Sesc PR
Paraná
Artes Visuais
Artes Visuais

Dalton Trevisan: espião de almas

14
Gratuito

Dalton Trevisan [1925–2024] articulou fragmentação, reescrita e rearranjos e forjou seu próprio universo literário, sem curvar-se à exposição midiática e distrações sociais. Produziu uma obra radical e única dentro da literatura brasileira. Neste ano que marca o seu centenário de nascimento, vem sendo tema de vários projetos e homenagens e terá sua obra completa reeditada pela Todavia.

Os festejos do centenário incluem a exposição Dalton Trevisan – Espião de almas, que mostra pela primeira vez edições raras doadas pelo autor à instituição, em 2023, e itens inéditos do Arquivo Dalton Trevisan, sob a guarda e gentilmente emprestados pelo Instituto Moreira Sales [IMS].

Quem se aventurar nesse labirinto ficcional, encontrará o enfant-terrible editor da revista Joaquim e de caderninhos artesanais que antecederam o conceito de poesia marginal dos anos 70; o colaborador da Pasquim e alvo da censura; criador obsessivo de contos, fichamentos, listas de palavras, correspondências e diários. Sempre à espreita, incorporou à obra trechos de canções e filmes, o cânone literário e a violência retratada em jornais e processos jurídicos. Nunca parou de se renovar. Vampirizou o mundo ao redor.

Espião de almas, eis o contista.

Eventos

Este evento faz parte de

Artes Visuais

A programação de Artes Visuais pretende dar visibilidade a produção artística contemporânea, valorizando também a produção histórica, mas com ênfase nas pesquisas de vanguarda, tendo sua frente de trabalho no registro, difusão e circulação dessas propostas.

Os projetos realizados na área de Artes Visuais proporcionam ao público acesso a diferentes repertórios da produção contemporânea de artistas de todo o Brasil. O regional e o local também estão presentes na pauta artística. Um movimento bastante valorizado pelo Sesc PR de promover permanentemente o diálogo entre a arte paranaense e a produção de outras regiões do país. Os projetos desta área são realizados por meio de exposições em diferentes suportes e técnicas, cuja finalidade primeira é a fruição – a relação pessoal de cada indivíduo com a obra – e, num plano posterior, as mediações que visam ampliar o olhar e facilitar novas leituras por parte do público.