A conferência Estesia e encanto na educação: nossos corpos e suas vitalidades integra a V Jornada do Labelit (UFPR) e o VI Seminário LiCorEs (PPGE/UFPR). Anestesiadas/os seguimos. Pressionadas/os por uma lógica que nos empurra para os automatismos, a aceleração, a produção permanente e, mais das vezes, acelerada. Quais são os efeitos em nossa corporeidade (biopolítica) dos modos de vida da contemporaneidade? Como impactam nossas sensibilidades e nossa capacidade de conexão, com o outro, conosco, com os ambientes nos quais vivemos e circulamos? A perpepção do modo como a cotidianeidade e o minúsculo da vida podem se constituir como espaços de reexistência/ resistência aos convites permanentes para a anestesia é um dos objetivos desse encontro. A conferência pretende destacar caminhos de vitalização e produção de conexão e presença para habitar a vida.
Adrianne Ogêda é professora associada da Unirio, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação. Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (Ucam), mestre e doutora em Educação (UFF). Integra a Diálogos – rede internacional de pesquisa (Labelit/UFPR/CNPq).
Jean Carlos Gonçalves (mediador) é líder do Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (UFPR/CNPq) e da Diálogos – rede internacional de pesquisa. Professor do PPGE/UFPR – Linha LiCorEs e no PPGL – Estudos da Linguagem da FURG. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – PQ2.
O Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades reúne pesquisadores e estudantes filiados a diferentes instituições do Brasil e do exterior. O grupo coordena a Diálogos – Rede Internacional de Pesquisa, que desenvolve ações conjuntas entre núcleos e centros de investigação no Brasil, França, Inglaterra, Portugal, Índia, China, Argentina, Colômbia e Equador.
A LiCorEs – Linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, que comemora cinco anos em 2023, reúne pesquisadores e estudantes que tenham como objeto investigativo as formas de expressão, comunicação e formação humanas, pautada nos estudos da linguagem, do corpo e da estética, considerando os temas dos projetos de seus docentes, em suas potencialidades teórico-práticas na pesquisa em Educação.
A Diálogos – rede internacional de pesquisa é um projeto que envolve 11 grupos, núcleos e laboratórios do Brasil e do exterior, com o objetivo de realizar pesquisas em perspectiva colaborativa nas áreas de educação, linguagem e arte. A rede é coordenada pelo Labelit/UFPR/CNPq e objetiva impulsionar a construção de conhecimento e inovação a partir de intercâmbio de informações, competências e publicação de resultados de pesquisa.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc – Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita e livre para todas as idades. Não é necessário retirada de ingresso.