Na palestra-performance Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo, Júlia Tizumba apresenta vida e obra de seu pai, Maurício Tizumba, em diálogo com as noções de Teatro Negro discutidas na atualidade.
Tizumba é um artista plural, com forte expressão nas artes performativas, de extensa produção e vasta atuação no cenário artístico brasileiro. Sua trajetória marca também a luta e a conquista para ampliar o acesso à arte e cultura em Minas Gerais, com o objetivo de sensibilização para a arte e cultura negras.
No encontro, pai e filha atuam e refletem sobre as performances pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes referências da área, como Abdias Nascimento, Leda Maria Martins e Marcos Antônio Alexandre.
Mediação: Isabel Cristina Oliveira Caldas
Mestre em arte pela Universidade do Estado do Paraná – UNESPAR, na linha de pesquisa Modos de conhecimento e processos criativos em Artes; especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Positivo; graduada em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná. É atriz, arte-educadora, pesquisadora, professora das séries iniciais e contadora de histórias.