A jornalista e livreira Denise Gentil completa 20 anos, em 2025, de pesquisa e curadoria de livros infantis em uma das livrarias mais importantes de Londrina. Seu trabalho ao longo dos anos difundindo a literatura e formação de leitores se estende tanto para o público que frequenta sua loja quanto para educadores que querem direcionamento no tema.
Neste encontro, ela irá compartilhar esta experiência, este olhar profissional sobre os livros e o mercado livreiro atual. Os livreiros de literatura infantil desempenham um papel crucial na formação de leitores desde a infância, promovendo o acesso a livros e histórias que estimulam a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e a construção de valores nas crianças. São responsáveis por selecionar e oferecer um catálogo diversificado de livros infantis, garantindo que as crianças tenham acesso a diferentes histórias, personagens e temas que enriquecem sua experiência de leitura. Eles podem atuar como mediadores, auxiliando pais, professores e crianças a encontrar livros adequados para cada faixa etária e interesse, além de fornecer informações sobre autores, ilustradores e a importância da literatura infantil.
Além de apresentar ao público o seu conhecimento a respeito do universo editorial e sua experiência na curadoria de literatura infantil, Denise também fará sobre a importância da formação de leitores, da seleção de obras adequadas e como isso influencia na cadeia geral do mercado livreiro.
______
Formada em Jornalismo na UEL, Denise Gentil já trabalhou na TV Gazeta, em SP, e passou por diversos programas dentro da área de politica, esporte e entretenimento. Trabalhou também em veículos de Comunicação na Espanha, em Portugal e EUA. Em Londrina, criou o Jornal Toques e Manhas, que tinha como linha editorial o binômio mãe-filho e tratava das relações afetivas e necessidades para o desenvolvimento infantil, projeto que foi a semente de seu trabalho como livreira e curadora de literatura infantil. É uma das fundadoras do Londrix – Festival de Literatura de Londrina, onde por 10 anos aprendeu muito a respeito do mercado editorial, autores e iniciou definitivamente seu trabalho com curadoria de livros infantis. Tudo isso foi a base para a criação da Loja Ciranda, há quase 20 anos, para chegar ao que é hoje, uma grande loja de brinquedos educativos e livraria especializada no público infanto-juvenil, cuja curadoria se baseia na educação, cultura e ludicidade. A loja também é um espaço para eventos, contação de histórias, lançamento de livros e oficinas. A relevância e contribuição para a cultura da cidade, por trabalhar com a cultura da Paz e eventos, fez com que a loja fosse condecorada pela Assembleia Legislativa do Paraná pelo serviço prestado à comunidade.