Mundo Sonoro é um programa de rádio na Universidade FM comandado pela jornalista Janaína Ávila. Em sua sexta temporada, o programa continua apresentando aos ouvintes uma viagem musical através de artistas de várias partes do mundo. Hoje também integra a programação da RCFM Radio Crónica Folk Musical, uma webradio de Mérida (Espanha).
No entanto, para além do trabalho na rádio, existe um hercúleo trabalho de pesquisa de artistas e novos sons por parte da curiosidade da jornalista, instigada desde criança pelo pai, professor de geografia e amante de música. Desde 2020, Janaína é membro da Transglobal World Music Chart, uma rede internacional de críticos de World Music com cerca 60 painelistas de mais de 30 países, todos com programas de difusão e divulgação de música do mundo.
Neste bate-papo, Janaina vai compartilhar como as pesquisas são feitas para a realização de cada programa, desde o início quando tudo o que era disponível era uma conexão discada, um Almanaque Abril e raros compact disc de world music. Uma conversa sobre a música que soa distante de nós fisicamente, mas que pode (e é) muito capaz de criar uma conexão de escuta, mesmo com barreiras que parecem intransponíveis como a língua, por exemplo. Falar sobre a importância das raízes culturais na criação musical e a forte ligação com o próprio território, muito evidente no trabalho dos artistas que já passaram pelo programa; sobre a música brasileira no cenário da música do mundo e de como nossos ouvidos podem ser muito mais receptivos aos sons desde que a mente se conceda essa abertura.
_____________
Janaina Ávila é jornalista profissional pela Universidade Estadual de Londrina. Com vivência em redação na imprensa tradicional e com o jornalismo online, foi repórter e editora do Jornal de Londrina (2000-2004), assessora de imprensa do FILO – Festival Internacional de Londrina por mais de uma década, jornalista freelancer para a Folha de S.Paulo e Folha de Londrina. Colaboradora da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), como repórter entre 2017 e 2022.
Atualmente, jornalista e assessora de comunicação freelancer, foi coordenadora de comunicação do Ciclo – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina até março de 2023. Ainda esse ano, foi assessora de imprensa de projetos culturais importantes como o Projeto Brisa (2022/2023 – Funcart) e a Mostra de Jogos Indígenas (Pah Artística), da montagem do espetáculo “Lírica Preta” (aprovado pelo Promic) e da edição 202 do Viva Elis, no Bar Valentino, entre outros projetos. Colabora como repórter freelancer da Folha de Londrina, é produtora e apresentadora do programa Mundo Sonoro (UEL FM), hoje na sexta temporada. Em 2023, foi a produtora e apresentadora da série de entrevistas “Preta Voz”, sempre na UEL FM. Com o programa produzido em Londrina, participa da programação da RCFM Radio Cronica Folk Musica, de Merida, na Espanha. Desde junho de 2020, membro da Transglobal World Music Chart, rede internacional de críticos de world music.