Neste projeto, fruto de seu apreço pela literatura e pelas artes visuais desde a infância, a artista Elke Coelho desenvolveu cadernos poéticos que, depois, resultaram em três publicações independentes: “Coisas de Iracema” (2017), “Outras coisas de Iracema” (2020) e “Paisagens em Iracema” (2023). Obras que unem um pouco de tudo: o texto, o projeto gráfico, a diagramação e a fatura artesanal das capas.
Neste encontro, Elke vai compartilhar o processo de constituição destas publicações, bem como as referências no campo das Artes Visuais e também da Literatura que auxiliaram estes trabalhos. Para isso, os seguintes assuntos serão abordados: as relação entre imagem e palavra, desenho, microconto, o emprego da palavra no campo da arte contemporânea, publicação independente, caderno de artista, literatura brasileira contemporânea. Um dos objetivos principais do evento será gerar um campo de discussão a respeito das relações entre artes visuais e literatura a partir da sua prática enquanto editora independente (“Coelhocoelhos”), com foco nas publicações de sua autoria. O público poderá perceber que, na contemporaneidade, o artista pode se valer de muitas linguagens para expressão, entre elas, a palavra.
_______
Elke Coelho nasceu em 1983 na cidade de Junqueirópolis (SP), atualmente vive e trabalha em Londrina (PR). Pesquisadora, artista e professora no Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (2005); especialização em Literatura Brasileira, pela mesma instituição (2007), mestrado em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2014). Participou de exposições coletivas e individuais, entre elas: “66º Salão Paranaense”, MAC-PR/ Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (2017); “Persistência dos gestos”, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal (2017); “Área de risco”, MAC-USP, Universidade de São Paulo (2014); “Quando os objetos se tornam abismos”, Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL (2013); “Delicadezas incisivas”, Galeria da Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiânia (2011); “Ontem o dia estava assim e outras anotações gráficas”, Museu Victor Meirelles, Florianópolis (2010); e “Ocorrências Silenciosas”, Sala Theodoro De Bona, Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2010). Organizadora, juntamente com o artista, curador e professor Danillo Villa, do livro “Cartografias Cotidianas” (2011), e autora das publicações “Coisas de Iracema” (2017), “Outras coisas de Iracema” (2020) e “Paisagens em Iracema” (2023).