Sesc PR
Paraná
Roda de Conversa
Roda de Conversa

Café com Quê?: Coisas de Iracema – As relações entre artes visuais e literatura, com Elke Coelho

l
Gratuito

Neste projeto, fruto de seu apreço pela literatura e pelas artes visuais desde a infância, a artista Elke Coelho desenvolveu cadernos poéticos que, depois, resultaram em três publicações independentes: “Coisas de Iracema” (2017), “Outras coisas de Iracema” (2020) e “Paisagens em Iracema” (2023). Obras que unem um pouco de tudo: o texto, o projeto gráfico, a diagramação e a fatura artesanal das capas.

Neste encontro, Elke vai compartilhar o processo de constituição destas publicações, bem como as referências no campo das Artes Visuais e também da Literatura que auxiliaram estes trabalhos. Para isso, os seguintes assuntos serão abordados: as relação entre imagem e palavra, desenho, microconto, o emprego da palavra no campo da arte contemporânea, publicação independente, caderno de artista, literatura brasileira contemporânea. Um dos objetivos principais do evento será gerar um campo de discussão a respeito das relações entre artes visuais e literatura a partir da sua prática enquanto editora independente (“Coelhocoelhos”), com foco nas publicações de sua autoria. O público poderá perceber que, na contemporaneidade, o artista pode se valer de muitas linguagens para expressão, entre elas, a palavra.

_______

Elke Coelho nasceu em 1983 na cidade de Junqueirópolis (SP), atualmente vive e trabalha em Londrina (PR). Pesquisadora, artista e professora no Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (2005); especialização em Literatura Brasileira, pela mesma instituição (2007), mestrado em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Artes Visuais – Poéticas Visuais – pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2014). Participou de exposições coletivas e individuais, entre elas: “66º Salão Paranaense”, MAC-PR/ Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (2017); “Persistência dos gestos”, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal (2017); “Área de risco”, MAC-USP, Universidade de São Paulo (2014); “Quando os objetos se tornam abismos”, Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UEL (2013); “Delicadezas incisivas”, Galeria da Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiânia (2011); “Ontem o dia estava assim e outras anotações gráficas”, Museu Victor Meirelles, Florianópolis (2010); e “Ocorrências Silenciosas”, Sala Theodoro De Bona, Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2010). Organizadora, juntamente com o artista, curador e professor Danillo Villa, do livro “Cartografias Cotidianas” (2011), e autora das publicações “Coisas de Iracema” (2017), “Outras coisas de Iracema” (2020) e “Paisagens em Iracema” (2023).

Este evento faz parte de

Café com Quê?

Café com leite, café com bolacha, café com bolinho de chuva, café com amigos, café com frio, café com filme, café com música, café com rock, café com beleza, café com... O café é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento paranaense, com destaque para o Norte do estado. Pensando no resgate dessa memória, o Café com […]