A leitura de mundo precede a leitura da palavra, é o que nos diz Paulo Freire. Mas como a linguagem pode elaborar nossa atuação sobre o mundo? E como a leitura transforma tanto as histórias reais quanto as que criamos na ficção? Nesta conversa, poderemos pensar como transformar as relações entre a leitura do mundo e a leitura das palavras.
A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita e livre para todas as idades. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada evento. Recomenda-se chegar ao local com antecedência. Para turmas escolares, deve ser feito agendamento na unidade Sesc.
Marcelo Labes (SC) é autor de, entre outros, Três Porcos, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional (2021); de Paraízo-Paraguay, Prêmio São Paulo de Literatura (2020); e Enclave, finalista do Prêmio Jabuti (2019). Em 2023, lançou o romance Deus não dirige o destino dos povos.
Rafael Gallo (SP) estreou na literatura em 2012 com o livro Réveillon e outros dias, obra vencedora do Prêmio Sesc de Literatura. Em 2015, seu romance Rebentar foi ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2023, seu romance Dor fantasma foi vencedor do Prêmio José Saramago.
Wesley Barbosa (SP) é um dos destaques da ficção marginal contemporânea, com quatro livros publicados: O diabo na mesa dos fundos (2016), Parágrafos Fúnebres (2021), Relato de um desgraçado sem endereço fixo (2021), e mais recentemente o romance Viela Ensanguentada. Sozinho, vendeu mais de 10 mil livros. Em 2023 está lançando seu sexto livro, Pode me Chamar de Fernando.