Sesc PR
Paraná
Cinema
Cinema

Da Criação de uma Ideia ao Roteiro Cinematográfico

Público: Adolescente, Adulto, Idoso

Carga Horária: 30h

A atividade tem como objetivo, por meio do desenvolvimento de um roteiro de curta, iniciar o aluno no processo da roteirização cinematográfica. Entre os conteúdos ministrados estão as etapas de transformar uma ideia em roteiro, a construção de personagens e diálogos, técnicas de dramaturgia, construção de cena, assim como as regras de roteirização, escaleta e a profissão de roteirista. As aulas serão desenvolvidas num tripé: análise de filmes, teoria e exercícios práticos.

Sobre a ministrante:

Roteirista e cineasta, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e mestrado em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. Foi uma das três vencedoras do Concurso de Roteiros do FRAPA – Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre – em 2015, com o projeto “Terrestre”. Esse mesmo projeto foi selecionado para o laboratório internacional da Fundacion Carolina/Ibermedia, em Madrid em 2017. Dirigiu e roteirizou seis filmes. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem documentário foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e passou por importantes festivais no exterior e Brasil, entre eles a Mostra Internacional de SP e o International Documentary Film Festival, no México. É autora do livro “A Construção do Poético no Roteiro Cinematográfico”. Atuou como professora de roteiro na Unespar entre 2013 e 2017. Seu primeiro longa de ficção, “A Mesma Parte de um Homem”, está em etapa de pós produção (Grafo Audiovisual).

Cronograma (Aulas das 19 às 22h)


Setembro

Dia 25

Introdução a roteirização; Arqueologia do roteiro no Brasil e no mundo; A profissão de roteirista; Diferenças entre a escrita literária e cinematográfica;


Outubro

Dia 02

Desenvolvimento de uma ideia para roteirização; Exercício “E se”

Dia 09

A pesquisa e a construção do personagem;

Dia 16

Alunos trazem seus personagens escritos para diálogo em sala;

Dia 23

A construção da cena cinematográfica: Entre a organicidade dramática e o sensível;

Dia 30

Regras de roteirização e programas de roteiro; O roteiro em quatro etapas: sinopse, argumento, escaleta e roteirização;


Novembro

Dia 06

Alunos trazem escaleta/GRID para discussão em sala de aula;

Dia 13

A construção do diálogo;

Dia 20

Alunos trazem o primeiro tratamento do roteiro para discussão;

Dia 27

Fechamento do curso

VALORES
Público em Geral
Trabalhador do Comércio

Editais referentes a este Curso

Este curso faz parte de