17/08/2025 | 18h às 19h
Museu Oscar Niemeyer - MON
Curitiba Inimaginável é uma coletânea literária que celebra a pluralidade e a riqueza afetiva da capital paranaense. Organizado por Ana Cardoso e publicado pela Arte & Letra, o livro reúne 23 contos assinados por autores curitibanos ou profundamente ligados à cidade, incluindo nomes consagrados como Dalton Trevisan, Cristovão Tezza e Giovana Madalosso, além de novas vozes da cena local. Cada narrativa explora bairros, estabelecimentos e experiências que fogem dos clichês, compondo um verdadeiro mapa afetivo de Curitiba.
Além dos textos, a obra é ilustrada por fotografias de Nilo Biazzetto Netto, Milla Jung, Nuno Papp e Guilherme Pupo, que dialogam com as histórias e enriquecem o projeto gráfico assinado por Patrícia Papp. O resultado é um livro que funciona como um souvenir literário, reunindo memórias, sentimentos e imagens capazes de revelar facetas inesperadas da cidade.
Com 210 páginas em brochura, Curitiba Inimaginável integra o universo da literatura independente nacional e está disponível para leitura na livraria online ou na loja da Arte & Letra em Curitiba. Uma escolha para quem deseja conhecer coletâneas de contos brasileiros, valorizar a produção de livros de editoras independentes e explorar a força criativa do cenário literário curitibano contemporâneo.
Participam da mesa:
Ana Cardoso é autora de diversos livros, entre eles o premiado romance A Mulher que Atravessa a Ponte (troféu Açorianos melhor narrativa longa de 2024), o best seller A Mamãe é Rock (A Mamãe é Top em Portugal) e o guia para a adolescência A Mamãe é Punk. Com formação em Jornalismo e Sociologia, Ana utiliza a experiência de anos entrevistando pessoas para construir suas histórias. Ana é organizadora de Curitiba inimaginável.
Nascido em Curitiba em 1979, Luiz Felipe Leprevost é bacharel em artes cênicas pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras). Diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Membro da Academia Paranaense de Letras. Colunista no Jornal Plural e no jornal Diário Indústria & Comércio. Tem mais de uma dezena de livros publicados, entre romance, conto, poesia e dramaturgia (com algumas peças encenadas).
Pedro Jucá nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1989. Além de escritor, atua como procurador do Estado do Paraná. É pós-graduado em Escrita Criativa e em Psicanálise, Arte e Literatura. Agenciado pela Agência Riff, é autor da coletânea de contos Coisa amor (2022, Urutau) e do romance Amanhã tardará (2024, Editora Planeta, Selo Tusquets). Atualmente, mora em Curitiba com seus três gatos — Willow, Hopper e Nimbus.
Troy Rossilho, cantor e compositor paranaense, é autor e parceiro de canções gravadas por diversos artistas. Tem no seu currículo 10 álbuns autorais, além de singles e participações em outros trabalhos. Também é criador de trilhas para peças de teatro e cinema. O artista atua no cenário musical de Curitiba há mais de 25 anos, onde, além da música autoral, se apresenta em diversas formações, somando incontáveis parcerias com os artistas da cidade.